A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeito Nilson Gaspar anuncia medidas para reforçar a segurança nas escolas

Encontro reuniu representantes das escolas municipais e estaduais
12/04/2023 17:35h


Foto: Leonardo Cruz - PMI
Prefeito Nilson Gaspar anuncia medidas para reforçar a segurança nas escolas

Encontro reuniu representantes das escolas municipais e estaduais

Na manhã desta quarta-feira (12/4) o prefeito Nilson Gaspar (MDB) se reuniu na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber com representantes das escolas municipais e estaduais para anunciar medidas que serão implantadas para reforçar a segurança nas escolas. O encontro contou com a presença da secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Drª Graziela Milani, o secretário de Educação, professor Eddye Rafaeta e secretário de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima, além da dirigente regional de Capivari, Alair Lelli.

Gaspar enfatizou que precisamos agir com ponderação e responsabilidade para não promover o pânico generalizado. “Também sou pai e meus filhos, como os seus, são os bens mais preciosos que temos. Nossas escolas já contam com um programa contínuo de segurança e nos últimos dias me reuni com os secretários e especialistas para discutirmos pontos de melhoramentos para aplicarmos nas rotinas escolares”, explicou.

Todas escolas municipais contam com o SIS (Sistema Integrado de Segurança), que é composto por mais de 1.500 câmeras de monitoramento, sensores, porteiro eletrônico com controle de acesso, botão de pânico e central de monitoramento.

Havendo necessidade o muro de algumas unidades será ampliado e será promovido formações em Segurança para servidores. O controle de acesso dos alunos também será mais rígido. O patrulhamento foi reforçado nas regiões das escolas municipais, estaduais e particulares, além da interligação do COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil com as escolas através de grupo de WhatsApp e com o aplicativo SOS Escola Segura para as unidades municipais e estaduais.

O secretário de Educação reforçou que as escolas são seguras e que os protocolos de segurança devem acontecer sempre. “Todas nossas escolas são monitoradas e muitas das práticas citadas devem ser rotina. Não podemos esmorecer no dia a dia, principalmente no controle de acesso. Sabemos que cada unidade escolar tem sua particularidade e juntos vamos trabalhar para melhorar alguma dificuldade que exista. Temos uma missão, que é deixar o ambiente escolar seguro, mas com o cuidado de não transformá-lo em presídios”, concluiu o professor Eddye Rafaeta.

O secretário de Segurança Pública apresentou os projetos que irão interligar as escolas com o COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil para uma resposta mais efetiva diante de uma possível averiguação. “O grupo de WhatsApp com acompanhamento das conversas 24 horas e o aplicativo SOS Escolar Indaiatuba aproxima a comunidade escolar das forças policiais. Qualquer ação suspeita deve ser mencionada nesses canais, o sistema inteligente identificará a viatura mais próxima e o agente passará todas as informações para a equipe que está com a ocorrência ter um embasamento mais preciso e assim ter mais chance em lograr êxito no atendimento”, finalizou Lima.

Serviço

SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Escolas municipais contam com o 

SIS - Sistema Integrado de Segurança

Mais de 1.500 câmeras de monitoramento em todas as escolas

Porteiro eletrônico com controle de acesso

Botão de pânico

NOVIDADES

Aumentar altura dos muros das Unidades Escolares, onde necessário

Formação em Segurança aos servidores

REFORÇO DO PATRULHAMENTO

Regiões das escolas municipais, estaduais e particulares

INTERLIGAÇÃO DIRETA ENTRE COI E ESCOLAS

COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil

PROGRAMA ESCOLA SEGURA

Grupos de WhatsApp com Escolas Municipais / Estaduais / Particulares

Acompanhamento das conversas pelo COI

Envio de viatura mais próxima para averiguação

Para participar: (19) 99966 5487

APLICATIVO SOS ESCOLAR INDAIATUBA

Aplicativo disponível - escolas municipais e estaduais

Alarme toca no COI

Envio de viaturas em casos suspeitos ou solicitações

Para participar: Baixar o aplicativo SOS Escolar Indaiatuba e fazer cadastro

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 298

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba