Primeira edição do Encontro de Contadores de Histórias de Indaiatuba começa no dia 5

No total, serão 25 atividades gratuitas até o dia 24 de abril, em diferentes locais
31/03/2023 14:04h

Foto: Kimberly Christie

Marina Costa é curadora de Do Corpo ao Conto - I Encontro de Contadores de Histórias de Indaiatuba

Com um total de 25 atividades gratuitas, tem início na próxima quarta-feira, 5 de abril, a primeira edição do Encontro de Contadores de Histórias de Indaiatuba. Sob a curadoria de Marina Costa, pedagoga e contadora de histórias, o evento foi contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, a partir do Edital 25/2022 de Literatura: Produção e Realização de Projeto de Incentivo à Leitura, e conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Além de muita contação de histórias, há espaço para rodas de conversas sobre a tradição, aulas com pesquisadores, apresentações de grupos de cultura popular e tradicional, espetáculos artísticos e mediação de leituras, além de oficinas com profissionais de diversas formações e idades.

“Um evento dedicado à narração de histórias tem uma importância fundamental em muitos âmbitos da sociedade contemporânea. As artes narrativas costumam ser consideradas equivocadamente como de menor importância. Um encontro como esse vem alargar o horizonte tão estreito em que em geral essa arte é enquadrada, promovendo novas descobertas que guiem as ações de educadores, narradores, famílias e pessoas que atuam nos mais diversos locais: de hospitais a abrigos, com refugiados a outros segmentos em situações de risco”, destaca a educadora Regina Machado, referência no universo da narração oral.

Autora do livro Acordais: Fundamentos Teóricos-poéticos da Arte de Contar Histórias, Regina foi escolhida para abrir a programação do Encontro com a aula magna Narrativas Orais de Histórias: o Poder das Palavras nos Contos Tradicionais, que acontece quarta-feira, 5 de abril, às 19h, no Auditório da UniMAX, com a presença de intérprete de Libras.

Importância

Qual a importância da narração oral para a nossa cultura? Marina Costa esclarece: “Aprendi que a arte de narrar é uma paisagem que pode ser apreciada de diferentes janelas. A janela por meio da qual gosto de olhar para a contação de histórias é a janela da ancestralidade. Contemplo o contar histórias como uma maneira de mantermos vivas a transmissão de saberes das diferentes culturas que compõem o nosso país, especialmente as culturas dos povos da floresta, africanas e afro-brasileiras. Assim, quando falamos de contação de histórias, estamos falando de identidade”.

Ao longo da extensa programação, passarão pelo Encontro contadores de histórias, artistas, trupes, companhias e pesquisadores de diversas partes do Brasil, inclusive de Indaiatuba e outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Destaque para a cantora Mariana Per e o Grupo Manuí, além dos contadores Mafuane Oliveira e Zé Bocca.

Arte-educadora, pesquisadora e contadora de histórias, Mafuane Oliveira, finalista do Prêmio Jabuti 2022 com o livro Mesma Nova História, não revela qual história contará durante o Encontro, mas dá dicas. “Tenho um instrumento mágico, o Chaveiroeiro, que é formado por chaves que guardam histórias do mundo inteiro. Não sou eu que escolho as histórias, quem escolhe a história é o momento, é o público que me empresta seus ouvidos generosos. O que posso adiantar é que certamente será uma história afro-brasileira ou de origem africana ligada à tradição ou a países que apresentem elementos culturais de povos Bantu”.

Zé Bocca, ator e contador, estará presente em dois momentos do Encontro. No primeiro, com causos recolhidos da tradição caipira. No segundo, com a história O Bicho Mais Poderoso do Mundo, versão autoral de um conto da cultura africana, publicada em livro. As duas apresentações serão acompanhadas pelo músico Marcos Boi.

“A história é sempre de quem ouve. Nós, contadores, somos apenas canais de transmissão. Nossa missão é que a narrativa chegue da melhor forma possível a cada pessoa, que a entenderá a partir do seu repertório e da sua cultura. Para que isso aconteça, usamos a palavra, a expressão e o universo lúdico. Acredito nessa troca e nessa força”, pontua Zé Bocca.

5 de abril, às 19h
Aula Magna com Profª Draª Regina Machado
Tema:
Narrativas Orais de Histórias: o Poder das Palavras nos Contos Tradicionais
Local: Auditório da UniMAX
Endereço: Avenida 9 de Dezembro, 460, Jardim Pedroso

6 de abril, às 19h
Oralidade e Memória, com Profº Drº Antônio Filogênio Júnior e Profª Draª Waldete Tristão
Local:
Auditório da UniMAX

14 de abril, às 10h
Roda de História, com Cia Valamandana, Marina Costa e Afonso Torres