Após três anos, projeto Papo Jovem retorna com alunos da E.E. Prof. Antônio de Pádua Prado

Cerca de 500 alunos participaram de bate-papo descontraído com o prefeito Nilson Gaspar
30/03/2023 14:32h

Foto: Fábio Alexandre RIC/PMI

Cerca de 500 alunos do Ensino Médio participaram do Papo Jovem

Com o objetivo de dar voz aos jovens e buscar propostas de interesse da comunidade que possam ser transformadas em políticas públicas, o Papo Jovem foi criado em 2017 e passou por dezenas de escolas públicas e privadas nos dois anos seguintes. Em 2020, em razão da pandemia, o projeto foi suspenso. O retorno aconteceu na última segunda-feira, dia 27, na Escola Estadual Prof. Antônio de Pádua Prado, localizado no Jardim Morada do Sol, com cerca de 500 alunos do Ensino Médio.

“O Papo Jovem surgiu de uma reivindicação dos jovens, que queriam ser ouvidos e estar mais próximos da Administração Municipal. Desde que o projeto foi criado em 2017, tivemos excelentes bate-papos e recebemos um grande número de propostas que levamos para adiante”, destacou o prefeito Nilson Gaspar. “Por isso, é importante o retorno do Papo Jovem, para que possamos estar juntos e ouvir o que vocês têm a dizer”.

A secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho, ressalta que o Papo Jovem retornará ao calendário com força total. “Este projeto é essencial para que possamos ouvir os jovens de Indaiatuba de todos os bairros”, enfatizou. “Destes encontros, temos certeza que sairão grandes ideias para novos projetos e também para melhorias de outros, já em andamento”.

Durante o bate-papo, feito de maneira informal e descontraída, os jovens puderam fazer suas perguntas no microfone ou então por escrito. Entre os temas, estiveram mobilidade urbana, segurança, cultura, esporte, entre outros.

Ao final, os alunos acompanharam uma apresentação da equipe do Canil da Guarda Municipal, que também bateu um papo com os jovens, abordando assuntos como segurança e prevenção às drogas.

Também marcaram presença no Papo Jovem o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, o secretário municipal de Serviços e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, e o diretor da Guarda Civil, Edson Massaioli. As próximas edições do Papo Jovem serão divulgadas em breve.

O projeto

O Papo Jovem é uma ação idealizada pela Prefeitura. A iniciativa abrange entidades e unidades de ensino com o objetivo de dar voz aos jovens e buscar propostas de interesse da comunidade que possam ser transformadas em políticas públicas.

Os encontros aproximam a juventude do serviço público e propõe a ampliação do diálogo com o objetivo de construir uma cidade ainda mais desenvolvida, sustentável, humana e com oportunidades.

• Redator(es): Fábio Alexandre