Prefeitura de Indaiatuba e UniMAX realizam vacinação antirrábica no sábado (25)

Vacinação contra raiva animal acontece em quatro pontos de Indaiatuba das 9h às 13h
21/03/2023 11:47h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeitura de Indaiatuba e UniMAX realizam vacinação antirrábica no sábado (25)

Quatro pontos de Indaiatuba recebem vacinação contra raiva animal neste sábado (25)

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba e a UniMAX iniciam o calendário de vacinação contra raiva animal de 2023 no próximo sábado, 25 de março. Apenas os pets cadastrados no site da Prefeitura podem receber a imunização. A ação acontecerá em quatro postos fixos: Parque Pet do Jardim Esplanada, Espaços Pet do Jardim Paulistano e da Praça Três Marias, e em frente à unidade de saúde do Parque Campo Bonito.  A população poderá procurar pelo serviço neste sábado, das 9h às 13h.

A vacinação antirrábica acontece em parceria da Prefeitura com a instituição de ensino que doará as doses da vacina e participará da ação com alunos e professores do curso de Medicina Veterinária.

A recomendação aos tutores dos animais é que escolham o posto de vacinação mais próximo do seu bairro e não esqueçam de levar a carteira de vacina do pet. O cão deve ser conduzido em coleira e o gato dentro de um saco de tecido. Como os postos de vacinação serão em locais abertos, a ação será cancelada nos dias de chuva.

A Saúde optou por criar postos fixos para que a população tenha a flexibilidade de escolher qual ponto de vacinação melhor atende suas necessidades. “Pensamos nos espaços Pet porque já concentram um grande número de animais e os postos ficam mais visíveis para que os tutores não percam a oportunidade de imunizar seus animais”, justificou a secretária de Saúde, Graziela Garcia.

Mesmo sem registros recentes de casos de raiva em cães e gatos, é importante que os tutores de animais mantenham a carteirinha de vacinação de seu pet em dia. A raiva é uma doença fatal provocada por vírus que acomete animais e seres humanos. Ela é transmitida por cão, gato e outros animais através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.

Calendário de Vacinação Antirrábica

Março - Dia 25

Abril - Dia 29

Maio - Dia 27