Saúde intensifica Campanha de Busca Ativa de casos de Tuberculose a partir de sexta

Primeira fase das atividades acontece até 31 de março em toda Indaiatuba
14/03/2023 14:19h

Foto: Divulgação RIC/PMI

Campanha acontece em todas as unidades de saúde de Indaiatuba de 17 a 31 de março

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba inicia na próxima sexta-feira (17), a Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose, que consiste na busca por casos de pessoas sintomáticas respiratórias com a doença em todo território municipal.

Seguindo as diretrizes do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de 17 a 31 de março, todas as unidades de saúde de Indaiatuba irão aplicar um questionário para os pacientes buscando identificar indivíduos que tenham queixa de tosse há mais de três semanas e investigar 5% da população SUS dependente, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba também anunciou um evento sobre o tema em 31 de março no SAE/CTA, localizado na Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Vila Vitória, anexo ao Hospital Dia, com a finalidade de orientar sobre a doença além da pesquisa por sintomáticos na população em situação de rua, através da avaliação clínica com exames laboratoriais e de imagem dos casos positivos identificados.

Em Indaiatuba, a Campanha de Conscientização da Tuberculose é instituída pela Lei Municipal nº 7.887 de autoria do vereador Alexandre Peres.

• Redator(es): Gabriel Beccari