Fiec comemora Dia Internacional da Mulher com palestra

Evento foi voltado para alunas, funcionárias e convidadas da fundação
13/03/2023 12:49h

Foto: Juliana Wolf - RIC/PMI
Fiec comemora Dia Internacional da Mulher com palestra

Palestra para funcionárias, alunas e convidadas no dia das mulheres

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Fiec (Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura), realizou Dia Internacional da Mulher (8/03), uma homenagem às mulheres com a palestra “Ser mulher com leveza”. A palestra foi realizada pela enfermeira Murielle Badin, que é professora do curso técnico de Enfermagem da Fiec há seis anos. O evento foi direcionado a funcionárias e alunas da fundação, que puderam indicar uma mulher especial em sua vida como convidada.

O evento aconteceu no período da tarde e à noite e contou com a palestra, apresentações musicais da funcionária Maeli Gonçalves Alves e da professora Patrícia da Silva Alice. No período da tarde o superintendete Geraldo Garcia abriu o evento recitando o poema “Quando chegar” de Martha Medeiros sobre a expectativa da mulher em cada fase da vida. No período da noite a diretora de Educação e Cultura, Eliane Geiss, e a chefe de gabinete, Luciene Artem, deram seus depoimentos sobre suas experiências como servidoras e suas jornadas até os cargos que possuem hoje. Ao final, brindes foram sorteados.

A palestra discutiu os desafios da mulher contemporânea e sobrecarga dos diversos papéis assumidos. De acordo com o Instituto Bem do Estar, a prevalência de doenças graves da mente é quase 70% maior nas mulheres do que nos homens. Estratégias foram apresentadas para melhorar a saúde mental e física da mulher, com o foco em uma vida mais leve e plena. Através da prevenção, o foco neste dia é a qualidade de vida, contando com mudanças de hábitos. Foram abordadas práticas simples na rotina do dia a dia como exames de rotina, alimentação, exercícios, sono, controle de stress e relacionamentos saudáveis, que a longo prazo fazem a diferença na saúde da mulher.

A palestrante Murielle é formada em Enfermagem pela Unicamp (Bacharelado, Lincenciatura e Mestrado) e com especialização em Enfermagem Psiquiátrica e em Saúde Mental. Além de professora, também atua como enfermeira no CAPS adulto, Atenção Primária e Atendimento Domiciliar.

A Fiec conta com 39 servidoras e 42 professoras em sua equipe. Só nos cursos técnicos há 315 alunas matriculadas. Foi  desejado a todas as alunas, funcionárias e visitantes um feliz Dia da Mulher.

• Redator(es): Juliana Wolf - RIC/PMI