A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Secretaria de Assistência Social abre inscrições para turmas 2023 do CRAS Jovem e Projeto Golfe

Neste ano 200 jovens poderão participar do CRAS Jovem e mais 150 do Projeto Golfe Chave para o Futuro
20/01/2023 15:28h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Secretaria de Assistência Social abre inscrições para turmas 2023 do CRAS Jovem e Projeto Golfe

Projeto Golfe tem inscrições até 7 de fevereiro e CRAS Jovem até 24.

A Secretaria de Assistência Social abriu nesta semana as inscrições para as turmas de 2023 do CRAS Jovem e do Projeto Golfe Chave para o Futuro. Os interessados já podem buscar pelo Cras mais próximo para se inscreverem. No CRAS Jovem, 200 vagas estão disponíveis para adolescentes de 15 a 17 anos e outras 150 para alunos de 13 a 17 no Projeto Golfe.

As inscrições para o CRAS Jovem vão até 24 de fevereiro e as aulas começam em março, sempre no período da tarde das 14h às 16h. Já para o Projeto Golfe, as inscrições podem ser feitas até 7 de fevereiro, com início de atividades no mesmo mês, que acontecem tanto no período da manhã, das 8h às 11h, quanto no período da tarde, das 13h30 às 16h30. Os interessados podem fazer a inscrição no Cras mais próximo das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

CRAS Jovem

O CRAS Jovem é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para jovens entre 15 e 17 anos, que tem como objetivo auxiliar o adolescente a desenvolver suas habilidades sociais, cognitivas e emocionais, através da ampliação do universo informacional, artístico e cultural. Os jovens também desenvolvem atividades que os auxiliam na inserção ao mercado de trabalho.

Os adolescentes são acompanhados por um orientador social durante as atividades propostas e nos cursos ministrados em parceria com o Educandário Deus e a Natureza e Fiec. No término os participantes são encaminhados para processos seletivos do Jovem Aprendiz, além de serem incentivados a dar continuidade nos estudos através de cursos técnicos e ingresso ao ensino superior.

Neste ano o projeto possibilitará um ganho muito grande para os jovens, auxiliando no desempenho escolar, no desenvolvimento de competências profissionais, como disciplina, iniciativa, comunicabilidade, orientação sobre posturas exigidas pelo mundo do trabalho, fortalecimento dos vínculos familiares e auxilio na construção e reconstrução de suas histórias, vivências pessoais e coletivas.

As oficinas são organizadas de modo a incentivar a socialização e o protagonismo dos jovens, com o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, o que pode gerar mudança social na sua vida e de sua família, com a inserção no mundo do trabalho, através do programa Jovem Aprendiz, desenvolvido pelo Educandário Deus e a Natureza. As oficinas propostas trabalharão em quatro eixos: comunicação e expressão, raciocínio lógico, preparação para o mercado de trabalho e inclusão digital.

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Golfe Chave para o Futuro

Iniciado em março de 2020, o projeto é realizado por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Assistência Social e executado pela Associação Hurra! através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. O objetivo é a formação técnica dos jovens para a prática e conhecimento do golfe, inclusão na cadeia produtiva do esporte, como paisagismo e jardinagem, além da formação de habilidades sócio emocionais importantes para a vida profissional dos alunos, que têm entre 13 e 17 anos. Apenas estudantes de escolas públicas referenciados por algum Cras são atendidos neste projeto social.