Digitalização de documentos
Em 2022, a
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação deu um novo passo diante
dos desafios assumidos em 2021 em tornar a gestão ainda mais inovadora e
transparente. A principal preocupação do setor é ampliar de forma constante o
relacionamento com os setores da sociedade, poderes constituídos
democraticamente e com a população. Um cardápio digital foi desenvolvido para
garantir a interação como atributo essencial. Partindo do princípio de
construção de política pública, duas novas ferramentas foram introduzidas: a
integração online entre Prefeitura e Câmara Municipal e o aplicativo web Minha
Indaiatuba.
Entre maio
e novembro deste ano o sistema de digitalização tramitou 2.396 indicações e
ofícios; um total de 21.564 páginas que deixaram de ser impressas. Além disso,
a plataforma acelera os processos. “Antes era preciso o deslocamento físico com
veículos oficiais. Agora além de economia aos cofres públicos, os processos são
mais ágeis e eficientes”, comenta dra. Graziela Milani, secretária de Relações
Institucionais e Comunicação.
No mês de
outubro aconteceu a conquista de mais um canal de comunicação. De acordo com a
edição 189 do Diário da União, publicada no dia 04/10/2022, o ministro de
Estado das Comunicações concedeu, por meio da portaria de nº 6.557 de 30 de
agosto de 2022, o canal 7 do PBDTV (Plano Básico de
Distribuição de Canais de Televisão Digital) e com isso, Indaiatuba passará a
ser uma das afiliadas à EBC (à EBC (Empresa de Comunicação S/A). A programação terá caráter educativo de forma ampla. Outra conquista da
Secretaria junto ao Ministério das Comunicações e que começou a operar no dia
do aniversário da cidade, 9 de dezembro, foi o Programa Wi-fi Brasil. Instalado
no Parque do Mirim, ele permite acesso gratuito aos visitantes
O aplicativo Minha Indaiatuba, lançado em parceria com o Depin
(Departamento de Informática) da Secretaria de Administração, em setembro deste
ano, já conta com 25.192 usuários ativos. Neste período foram contabilizados 342.511
acessos e um total de 925.067 visitas. A Minha Saúde aparece no primeiro lugar
em consultas com 184.758 visitas. Próximo a ela está a aba Meus Tributos com 149.068
cliques. Outros acessos ficaram da seguinte forma:
41.678 no Minha
Agenda Cidadã;
40.857 no Minha
empresa;
23.238 no Minha
Escola;
11.453 no Portal do
Servidor;
4.650 no Painel de
Notificações;
11.701 na Minha
Casa;
3.465 em Minha
Comunidade.
A Secretaria de Relações Institucionais
e Comunicação atua hoje com ferramentas tecnológicas de primeira linha para
garantir a participação popular, permitir transparência e uma gestão eficiente.
Dentro de suas soluções integradas para uma administração moderna estão:
Minha Indaiatuba
Integração online Prefeitura-Câmara
Central de Libras
Rádio Educ
Central de Relacionamento com o
Cidadão
Redes Sociais
Imprensa Oficial Online
Assessoria de Imprensa e Conteúdo
Site Institucional
Coordenação Inteligente de Eventos
Cerimonial
“Com esses investimentos e o olhar
sempre voltado para a forma como a tecnologia pode facilitar a vida da
população fazemos de Indaiatuba uma cidade de vanguarda e pioneira e muitos
projetos. Nosso foco são as pessoas, de nada adianta o desenvolvimento de algo
que não melhora o dia-a-dia dos moradores de nossa cidade. Sempre nos
perguntamos, como podemos oferecer melhores serviços públicos e atender melhor
o cidadão? Entendo que isso faz a introdução da tecnologia ganhar verdadeiro
sentido e nesse quesito, sei que estamos à frente do nosso tempo”, comenta o
prefeito Nilson Gaspar (MDB).
Minha
Indaiatuba
Lançado no dia 19 de setembro, o
Minha Indaiatuba é um aplicativo on-line e gratuito,
desenvolvido com objetivo de aproximar ainda mais a Administração Municipal do
cidadão. Conceitos como transparência, gestão e inovação integram a base da
gestão do prefeito Nilson Gaspar (MDB) desde o seu primeiro mandato. Na
ferramenta digital disponível com apenas um clique é possível ter acesso a um
painel de gestão pessoal para acessar informações e 10 abas de serviços.
Prevendo um avanço no desenvolvimento de softwares, o Departamento de
Informática não hospedou o produto em lojas de aplicativos, mas o deixou aberto
em endereço específico, para facilitar e democratizar o acesso. O sistema foi
desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de
Administração com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação,
um trabalho que consumiu 18 meses de toda equipe.
Além disso, tem o intuito de abranger
as pessoas com visão reduzida, cegos e também os surdos. O contraste das cores
da tela foi idealizado com o intuito de atender quem tem dificuldades visuais e
para auxiliar os cegos foi implantado um leitor de telas. Também possui um intérprete
de libras.
No software estão, atualmente,
disponíveis os serviços Minha Saúde, Minha Escola, Minha Casa, Minha Empresa,
Meu Bem Estar, Minha Comunidade, Meus Tributos e Minha Agenda Cidadã. Para
garantir a segurança do usuário, o acesso se realiza mediante o cadastro no
sistema gov.br. Os dados do Governo Federal estão sincronizados com os do
município fazendo com que a ferramenta mostra em cada um dos menus suas
informações para acompanhamento.
“A plataforma já estava em meu plano
de Governo e com a união das secretarias de Administração, Comunicação e
Departamento de informática pudemos tirar do papel. A ideia é que a cidade
avance tecnologicamente. Já estamos caminhando para uma cidade digital e esse é
só um dos importantes passos dados para alcançar este objetivo. Trazer
novidades como essa é pensar nas pessoas que não tem disponibilidade ou
condições de estarem se locomovendo ate as secretarias para resolverem seus
problemas. Claro, que ainda faltam alguns serviços, mas vamos sempre aprimorar
para que cada vez mais o cidadão possa solucionar suas pendências ou dúvidas de
forma remota, gratuita e totalmente segura”, aponta Gaspar.
A
Secretaria engloba a Central de Relacionamento com o Cidadão, onde estão os
atendimentos de telefone, e-mail, whatsapp, redes sociais e site. Todas as
questões tramitam para a secretarias e são cobradas para que o cidadão receba
suas respostas em prazos previamente estipulados. Dentro desse projeto estão a
Rádio Educ; a Imprensa Oficial Digital, além do suporte jurídico e cerimonial.
Dentro
dessa realidade tecnológica que passa por todos esses setores, o Minha
Indaiatuba foi criado em parceria com o Departamento de Tecnologia da
Informação (Depin) da Secretaria da Administração para oferecer na palma da mão
todos os dados, informações e lembretes de sua vida com a Prefeitura. Não é
preciso sair de casa para quitar débitos ou consultar a vida escolar dos
filhos, por exemplo.
A
Secretaria registrou 11.000 atendimentos a solicitações de munícipes
encaminhados por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.
Para
a secretária, dra. Graziela Milani, este ano foi marcado por muitas conquistas
que exigiram muito empenho de toda a equipe. “Estamos sempre buscando aprimorar
e melhorar nossa comunicação, bem como oferecer serviços com mais facilidade
para o cidadão e imulsionar a transârência do Governo. E o sucesso dos nossos
projetos é o apoio do prefeito Nilson Gaspar”, comenta.
Digitalização
de Documentos
No dia 3 de maio, foi implantada por
meio da secretaria de relações institucionais e comunicação, e em conjunto com
a Câmara de Vereadores, a digitalização das indicações de leis e ofícios. Desde
que iniciou até o começo de novembro foram recebida e despachadas 2.396 indicações
e ofícios, o que gerou a economia, por meio da tecnologia, de 21.564 folhas de
papel. O objetivo é que com essa inovação diminua a impressão de papel e também
garanta a rapidez para repassar os pedidos aos departamentos pertinentes.
Com essa novidade, não será mais
necessário o gasto de papel e combustível para entrega e retirada de
documentos. Com isso, será mais rápido todo o processo e transparente, tendo em vista que todos podem
ter acesso pelo celular ou computador a qualquer momento.
PROGRAMA WI-FI BRASIL
A
concessão foi divulgada no começo de dezembro pelo Ministério das Comunicações.
O projeto tem como objetivo levar acesso à internet a locais remotos onde os
sinais convencionais não chegam. Para isso a Secretaria de Relações
Institucionais e Comunicação iniciaram as tratativas com o Ministério e com a
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).O acesso à internet é de forma
gratuita com a abrangência de 150 metros de raio, desde que não haja
interferências, com a capacidade de 20
Mbps de download e 2 Mbps para upload.
Rádio
Educ
A
Rádio Educ é um meio de comunicação que foi criado com o objetivo de levar até
a população todas as informações oficiais da Prefeitura, fundações e autarquias
municipais. Na programação, além das notícias, a rádio conta com uma
programação musical de estilos variados e intervalos com spots, que são
pequenos anúncios de ações e serviços realizadas pela Prefeitura.
A
transmissão é diária em seis pontos de áudios espalhados pela cidade: nas
praças Dom Pedro II, Prudente de Moraes, Rui Barbosa e Praça do Cato, no Ponto
Cidadão, Boulevard da Cecap e no Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio
Gonçalves Pinto”. Além disso, as pessoas
podem ter acesso ao conteúdo por meio do link disponível no site oficial da
Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br
.
O
Jornal Fatos vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h30 até 12h, com
informações e entrevistas ligadas ao setor público ou entidades parceiras.
Também é transmitido por Live no Facebook Oficial da Prefeitura.
Central
de Libras
Durante
o ano de 2022, acessaram o serviço 512 pessoas. Foram realizados treinamentos
com profissionais da saúde, na Ordem dos Advogados do Brasil (Unidade
Indaiatuba da OAB) e com os bancos da cidade para explicar sobre a Central de
Libras e disponibilizar cartazes.
Desde
o ano passado a central de libras está disponível em setores públicos e
privados. As empresas e munícipes que quiserem receber os treinamentos, obterem
informações ou terem acesso aos cartazes impressos da Central de Libras podem
entrar em contato com a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação
pelo telefone (19) 3834-9398 ou pelo WhatsApp 9 9773-4701.
Canais
de Comunicação
Em
2022 foram atendidas mais 11.000 cidadaõs, que entraram em contato com a
Prefeitura para alguam reclamação ou sugestão. Por meio do e-mail
indaiatuba@indaiatuba.sp.gov.br foram realizados 2.724 atendimentos. Já no
E-Sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), que é um
sistema web que centraliza todos os pedidos de informação amparados pela Lei de
Acesso à Informação - nº 12.527/2011, os registros foram de 114 solicitações.
Pelo telefone 0800-770-7702 muito utilizado pela população que precisa tirar
dúvidas, fazer alguma reclamação ou solicitar algum serviço, foram atendidas um
total de 3.183, pessoas. As solicitações advindas da Rádio Audiência foram de
630 pedidos pelos munícipes durante o programa realizado às quartas-feiras. O
Facebook da Prefeitura de Indaiatuba registrou 344 pedidos oficiais e, nos
últimos 12 meses, entraram em contato via WhatsApp 3.845 munícipes. Neste ano, novos canais foram criados como o
Minha Indaiatuba que somou 48 mensagens referente as ações disponibilizadas e o
ChatBot, um chat que está localizado no
site oficial da Prefeitura de Indaiatuba, que ainda está em fase de teste, mas
que já obteve o contato de 584 munícipes.
Interações
em redes sociais
A página do Facebook da Prefeitura de Indaiatuba conta com
106.273 seguidores. Só neste ano foram registradas cerca de 568.319 interações,
que envolvem curtidas, compartilhamentos e comentários nas postagens no feed
de notícias, também conhecida por linha do tempo. As 1.422 postagens do
Facebook geraram 30.793 comentários.
Outra rede social de destaque utilizada para levar informação
para a população é o Instagram da Prefeitura (@prefaindaiatuba), hoje com mais
de 87,4 mil seguidores. Só neste ano foram publicados 2.808 stories com
um total aproximado de 8,9 milhões de interações. Foram 1.122 postagens com um
total de 287 mil interações. Uma novidade implantada neste ano foram os Reels que
foram 75 postados e somaram mais de 32 mil interações.
O Youtube foi outra ferramenta que obteve grande destaque no
trabalho de comunicação da Administração Municipal. Com 6 mil inscritos, os 154
vídeos publicados totalizaram 49,4 milvisualizações. Ao todo, em 2022 foram
cerca de 1,8 milhões de visualizações.
Assuntos
mais buscados no site
O
acesso à informação foi e continua sendo prioridade para sanar as dúvidas da
população, a fim de orientar de forma correta e eficiente. Este ano foram registradas
mais de 5,1 milhões de visitas no site da Prefeitura – www.indaiautba.sp.gov.br.
De todas as matérias publicadas até agora, o assunto sobre Caminhões iluminados
da Coca-Cola foi o mais buscado pela população.
O segundo assunto mais buscado pela
população foi “Quinta dose de reforço contra Covid-19 é liberada apenas para
quem tomou Janssen como primeira dose”, e o terceiro assunto mais procurado foi
“Natal Nevado é tema da decoração de Natal instalada em frente à Prefeitura de
Indaiatuba”.
Fiscalização
de Taxas e Posturas
O
departamento de Fiscalização de Taxas e Posturas também integra a Secretaria de
Relações Institucionais e Comunicação, sob o comando da dra. Graziela Milani.
Cabe ao departamento fiscalizar comércios e indústrias que estejam trabalhando
de forma irregular, sem alvará, principalmente terrenos privados que estejam
com mato alto, calçadas que estão irregulares, serviço de ambulantes, entre
outros.
Em
2022 foram emitidas 771 notificações pelo setor de Taxas, que fiscaliza as
licenças de funcionamento (alvarás) dos estabelecimentos comerciais e
industriais, verificando se o mesmo possui ou não a licença para funcionar.
O
departamento de Posturas, que cuida da parte da manutenção dos imóveis
particulares: limpeza, muro, calçada, entulho, entre outros, emitiu neste ano
12.689 notificações, sendo atendidas 2.002 delas. A partir do momento que não
houver o atendimento destas notificações, o departamento de Posturas gera as
autuações, que somaram 1.353 multas.
O
trabalho de acompanhamento das notificações e autuações para garantir que os
citados estejam realmente seguindo a lei, resultou em 5.066 vistorias realizadas só neste ano.
A
equipe de Taxas e Posturas emitiram 413 notificações a estabelecimentos
comerciais que não estavam em acordo com
a legislação municipal. De acordo com as informações fornecidas, neste
ano foram ao todo 23.803 ações realizadas como processos recebidos e enviados,
notificações; multas; termo de apreensão; interdições; cerol; vistorias;
dentre outros itens.
Assessoria
de imprensa
Este
ano, a equipe de Assessoria de Imprensa da Secretaria publicou nos canais
oficiais da Prefeitura e encaminhou aos veículos de imprensa mais de 1.195
releases.
Além
do atendimento à imprensa em geral, toda a produção de texto, releases, arte e
vídeo que abastecem os canais oficiais de comunicação da Prefeitura são
produzidos pela Secretaria.
A Secretaria de Relações Institucionais e
Comunicação obteve a economia de R$17.328.988,16 com relação a matérias
veiculadas em emissoras de televisão de âmbito local e regional, de maneira
espontânea com o total de 24 horas e 24 minutos de informações sobre as ações
da Prefeitura de Indaiatuba em diversas áreas. Já nas emissoras de rádio o
montante chegou a R$393.443,97 que contabilizou 13 horas e 20 minutos de
divulgação. Somando um montante de economia de R$17.722.432,13 aos cofres
públicos.
Imprensa
oficial
Em
2022 foram publicadas 2.517 edições da Imprensa Oficial do Município, que estão
disponíveis para consulta pública no link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/imprensa-oficial/edicoes/.
Este é o meio oficial de publicação e divulgação dos atos oficiais e matérias
correlatas de interesse público dos poderes Executivo e Legislativo, das
autarquias e fundações municipais. O
modelo digital também foi implantado neste Governo, em 2017, resultando
principalmente em economia aos cofres públicos.
Memorandos
Nas
funções da pasta ainda está a análise de processos das secretarias que este ano
resultou em 993 memorandos relacionados a eventos. Até o último mês, tramitou
na Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação um total de 2.107 processos
administrativos sobre assuntos pertinentes ao departamento para ciência e
manifestação dos fatos.
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