A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Saae faz balanço positivo do ano de 2022

Expectativa para 2023 são as obras da Barragem do Ribeirão Piraí e da ETA Tombadouro
08/12/2022 10:11h


Foto: Departamento de Comunicação Social – DCS/Saae
Saae faz balanço positivo do ano de 2022

Desassoreamento do Córrego Barnabé

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), chega ao final de 2022 computando resultados positivos diante dos investimentos feitos nos últimos 20 anos com várias ações concluídas e regularidade nos serviços prestados. Mesmo enfrentando uma forte estiagem, com chuvas abaixo da média histórica e com os mananciais ainda não recuperados em razão da estiagem de 2021, que foi a pior dos últimos 100 anos e enfrentando a alta no valor dos produtos químicos, a autarquia conseguiu manter toda população abastecida.

Em relação aos projetos e obras, em outubro ocorreu o início a atualização do Plano Diretor de Combate as Perdas que irá nortear as ações que o Saae deve executar para reduzir as perdas físicas e aparentes de água no município. O Plano Municipal de Saneamento também está sendo atualizado e norteará o desenvolvimento sustentável do município para os próximos anos.

Os investimentos se mantem com saldo positivo, com a implantação de novas adutoras, novos emissários, desassoreamentos, revitalização de nascentes e mananciais, combate às perdas de água tratada dentre outras ações.

Para 2023, a expectativa é o início das obras da Barragem do Ribeirão Piraí, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água no Bairro Tombadouro e de novos reservatórios de água tratada. O processo licitatório das duas obras teve início em novembro e com isso poderá ter início a construção no primeiro semestre.

O barramento, através do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI), formado pelos municípios de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva, irá armazenar 9,7 bilhões de litros de água bruta, regularizando a vazão para captação durante o ano todo.

Desassoreamento dos Lagos que compõe o Parque Ecológico

O desassoreamento dos lagos existentes no Parque Ecológico formados pelo Córrego do Barnabé é um trabalho continuo. Este ano serviço foi realizado pela equipe de Obras da autarquia em dois pontos, primeiro ponto próximo ao Chafariz, em um trecho de 256 metros de comprimento e um segundo no trecho próximo a UPA, no Jardim Morada do Sol, ambos foram aprofundados em 2 metros limite imposto pelo leito rochoso.

Emissário de esgotos na margem esquerda do Córrego do Barnabé

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) segue dando continuidade à construção de um segundo emissário de esgotos na margem esquerda do Córrego do Barnabé. Teve início a terceira fase da implantação de um trecho de 900 metros entre o cruzamento entre a rua Albina Brizola Ulistka e Av. Engº Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Morada do Sol até as proximidades do Parque das Crianças, o novo emissário, que no total terá 5 km, irá dar ainda mais eficiência ao sistema de afastamento de esgoto do município, propiciando o escoamento do efluente de grande parte da cidade até a Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello, no distrito Industrial Vitória Rossi Martini.

Programa de Recuperação de Nascentes

O Programa de Recuperação de Nascentes desenvolvido pelo Saae, já realizou serviços de preservação e recuperação em 70 nascentes. O trabalho consiste tanto na recuperação quanto na manutenção periódica. 

São feitas as localizações do ponto da nascente e desassoreamento da mesma, controle de erosão para evitar processos erosivos e isolamento da Área de Preservação Permanente (APP) para favorecer a regeneração natural do fragmento florestal existente, serviços de limpeza, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das APPs.

Programa de Combate às Perdas de Água

O Saae investe em ações de combate às perdas de água nos sistemas de abastecimento que correspondem à diferença entre o volume total de água produzido nas estações de tratamento e à soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis dos clientes. As ações realizadas nos bairros diminuíram a perda de 29,7% no período de um ano de água tratada.

A integralização dos macromedidores com o CCO -- Centro de Controle de Operações, deve ser finalizada até abril de 2022, operando com 30 conjuntos de macromedição. A telemetria já concluída, é utilizada para monitorar pontos de medição (vazão e pressão) e automação (comando, controle e proteção de conjunto moto-bombas) com transmissão de dados via internet, nas Estações de Captação de Água (ECAs), onde as informações são enviadas para o banco de dados no CCO. A integração do sistema permite que os técnicos tenham um amplo panorama da situação em tempo real além de permitir que sejam tomadas decisões, minimizando as perdas de água tratada no sistema de distribuição.

Atendimentos

O Saae disponibiliza seus serviços à população 24h por dia. O departamento responsável pelo atendimento presencial, feito no balcão da Escritório Central da Autarquia, atendeu até 31 outubro de 2022, 26.433 usuários. No mesmo período, o CAT 0800, via telefone 0800 77 22 195 (24 horas de plantão), atendeu e emitiu Ordem de Serviço (OS), de 28.064 solicitações. E pelo site no ícone “Fale Conosco” do site da Autarquia, 5.140 e-mails recebidos e respondidos.  Totalizando 59.637 atendimentos de janeiro a outubro de 2022. Facebook - seguidores: 10.961, alcance mensal: média de 70 mil pessoas/mês. Instagram - seguidores: 6.256, alcance mensal: média de 87 mil pessoas/mês, total de posts: 226. stories: 650. Interações nas redes: 35.700 em 10 meses Comentários respondidos nas redes: 2.135 em 10 meses.

Além dos atendimentos diretos ao usuário o Saae pratica o atendimento indireto os munícipes com atividades que visam o aprendizado de conceitos ambientais. Número de visitantes este anos no Museu da Água – 45.526 pessoas, Parque do Mirim - 437.269 pessoas, Parque do Mirim Escolas – 2062 pessoas, Na Trilha das Águas – 3410 pessoas, Educa Água – 22.893 pessoas, Visita ETA 1/AVAÍ – 479 pessoas, Visita ETE/MAC – 112 pessoas.

  • Redator(es): Departamento de Comunicação Social /DCS Saae
  • Release N.º: 1161

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba