Cresans realiza formatura para 121 alunos de seus cursos na terça-feira na Câmara de Indaiatuba

Prefeito Gaspar entregou certificados para os alunos dos cursos de Educação Alimentar e Para Mães e Cuidadores de Autistas
07/12/2022 10:22h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Alunos receberam do Prefeito Nilson Gaspar o certificado da conclusão dos cursos

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Assistência Social promoveu no auditório da Câmara Municipal na última terça-feira (6), a formatura de 121 alunos dos cursos de Educação Alimentar e Para Mães e Cuidadores de Pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizado pelo Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável). A entrega dos certificados foi feita pelas mãos do prefeito Nilson Gaspar, do presidente da Câmara dos Vereadores Pepo Lepinsk, dos vereadores Alexandre Peres e Hélio Ribeiro e dos secretários de Assistência Social Décio Rocha e de Saúde Graziela Garcia.

Educação Alimentar

O Projeto Educação Alimentar tem a duração de quatro meses sendo realizadas aulas semanais, nos períodos manhã ou tarde. Os participantes recebem avaliação física e nutricional, análise dos exames bioquímicos e elaboração de um plano alimentar em grupo, além de aulas em grupo na cozinha experimental. O Projeto tem como objetivo, a prevenção e o tratamento das doenças crônicas, promovendo a mudança de hábitos alimentares, através de orientações nutricionais, teóricas e práticas na cozinha experimental do Cresans, onde são indicadas formas de preparo e consumo correto dos alimentos da cesta básica, assim como frutas, verduras e legumes de época e cortes de carnes, cafés da manhã e lanches entre as refeições.

Durante o curso os alunos também recebem orientações relacionados ao combate do desperdício de alimentos. Os participantes são constantemente estimulados sobre os benefícios que a alimentação balanceada e saudável traz para a qualidade de vida, elevação da autoestima e alternativas de geração de renda.

Os resultados conquistados foram: redução do peso, assim como ganho de peso na desnutrição, tratamento nutricional, redução nas taxas de glicemia, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico e melhora na dermatite utópica.

Curso para Mães e Cuidadores de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Projeto tem como objetivo promover a educação alimentar e nutricional para os pais e cuidadores de pessoas com autismo e auxilia-los a ter e fornecer à seus filhos e pessoas pelas quais são responsáveis pelo cuidado, uma alimentação balanceada, variada e adequada em nutrientes, melhorando assim, sua qualidade de vida, saúde e desenvolvimento.

Durante o curso foram realizadas orientações teóricas sobre alimentação saudável, prevenção de doenças crônicas e orientações nutricionais específicas voltadas para os problemas relacionados a alimentação que podem ocorrer com indivíduos no Espectro do Autismo, como alterações gastrointestinais, alergias alimentares, intolerâncias alimentares e seletividade alimentar. Também foram realizadas orientações práticas na cozinha experimental do Cresans, onde foram ensinadas receitas e formas de preparo, armazenamento e consumo correto dos alimentos.

O evento da última terça-feira também contou com a apresentação do grupo musical Viola & Amigos.

Agora, as atividades no Cresans entram em recesso e retornam apenas no próximo ano. Os novos interessados em participar dos projetos devem manifestar interesse através do telefone (19) 3834-4104, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

• Redator(es): Gabriel Beccari