Prefeitura divulga horários de funcionamento durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo

Expediente será suspenso uma hora antes dos jogos da Seleção Brasileira
22/11/2022 13:36h

Foto: Divulgação - PMI

Serviços essenciais serão mantidos em esquema de plantão

Seguindo o Decreto nº 14.597 as repartições públicas municipais funcionarão em horário de especial nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo – 2022. O expediente será suspenso uma hora antes das partidas disputadas pelo Brasil. Nesta primeira fase as repartições públicas funcionarão até às 12h para os jogos com início às 13h e até às 15h para os que iniciarem às 16h. Os serviços essenciais, como unidades de pronto atendimento de saúde, guarda civil, coleta de lixo e trânsito serão mantidos em sistema de plantão durante este período.

Na hipótese de a Seleção Brasileira de Futebol classificar-se para as oitavas de final, quartas de final e semifinal, no dia dos jogos o expediente nas repartições públicas municipais será suspenso a partir das 11h, caso os jogos venham a ocorrer às 12h e a partir da 15h quando os jogos vierem a ocorrer às 16h.

Na Secretaria Municipal de Saúde o plantão para urgência e emergência segue na UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) e no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). As equipes de plantão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) farão o atendimento emergencial da população pelo telefone 0800-7722195. A Secretaria de Obras e Vias Públicas manterá de plantão as equipes de elétrica e trânsito. O telefone da Guarda para emergência é 153, da Polícia Militar é 190, do Corpo de Bombeiros, 193 e da Central de Ambulâncias 192.

Na Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente os Ecopontos do Jardim João Pioli, Jardim Eldorado e Jardim Olinda, nos jogos com início às 12h e 13h, o serviço será interrompido uma hora antes (11h ou 12h) e retomado meia hora após a partida (14h30 ou 15h30). Já nos jogos com início às 16h o serviço operará das 7h às 15h. O horário de funcionamento dos Ecopontos nos dias sem jogos é das 7h às 19h.

Transporte Coletivo

O serviço de transporte coletivo urbano também terá esquema especial de operação de ônibus nos dias de jogo do Brasil.  Nos dias 24 de novembro (quinta) e 02 de dezembro (sexta), as partidas do Brasil serão as 16h, por isso o pico da tarde será antecipado para o período das 13h30 até as 15h, com 100% da frota circulando no horário. Normalmente, o pico da tarde ocorre das 16h às 19h.

No dia 28 de novembro (segunda), como a partida do Brasil será às 13h, o Departamento de Transportes e a SOU Indaiatuba optaram em manter horário normal no pico da manhã e da tarde, com acompanhamento operacional da demanda, podendo reduzir a frota caso haja necessidade. Isso porque algumas empresas e indústrias que realizam turnos de revezamento poderão optar pela manutenção das atividades, parando apenas momentos antes do início do jogo e retornando as atividades após o término, assim como o comércio que fará pausa uma hora antes do início da partida e retornará as atividades logo após o término.

Na hipótese de a Seleção Brasileira classificar-se para as oitavas de final, quartas de final e semifinal, nos dias dos jogos será aplicada a mesma programação prevista nesta primeira fase, quando os jogos ocorrerem nesses horários.

As informações sobre a programação horária do transporte coletivo durante a Copa do Mundo estão disponibilizadas no site https://souindaiatuba.com.br/horarios/, ou no aplicativo celular Sou Indaiatuba,

Lazer

O Bosque do Saber, Projeto Ecobike, Museu da Água, Museu Municipal “Antônio Reginaldo Geiss”, o Museu Ferroviário e PIT (Ponto de Informação Turística), a Casa da Memória José Luiz Sigrist e a Pista de Atletismo do Centro Esportivo terão o atendimento suspenso uma hora antes das partidas disputadas pelo Brasil.

O Parque do Mirim estará aberto todos os dias. O espaço funciona, das 6h às 20h, podendo permanecer no local até as 21h. A fonte interativa funciona das 9h às 12h das 14h às 18h, podendo ser desligada devido ao mau tempo. O Museu e o Mirante ficam abertos das 8h às 17h.

O Parque da Criança nos jogos com início às 12h e 13h, o serviço será interrompido uma hora antes (11h ou 12h) e retoma meia hora após a partida (14h30 ou 15h30). Excepcionalmente nestas ocasiões a parte molhada, após as partidas, ficará aberta até às 17h.  Já nos jogos com início às 16h, o serviço da parte seca e molhada fechará às 15h. É importante lembrar que para aproveitar as atrações aquáticas, é necessário se cadastrar e agendar as visitas pelo site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br/parque-da-crianca/.

A Pista de Skate, nesta primeira fase, nos dias 24/11 e 2/12, as atividades serão suspensas às 15h e retornam às 18h; já na partida do dia 28/11, as atividades serão suspensas a partira das 12h.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi