Relações Institucionais

 

Notícias

Indaiatuba é a 1ª em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência no Prêmio Band Cidades Excelentes

Município também foi destaque em Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
11/11/2022 14:16h


Foto: Divulgação - PMI
Foto

Município também foi destaque em Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

Indaiatuba conquista a primeira colocação em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, na segunda edição do Prêmio Band Cidades Excelentes. Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, o município também foi destaque em Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. O evento foi realizado na sede da Rede Bandeirantes de Televisão, em São Paulo, na noite de quinta-feira (10/11). Os dados da gestão pública foram analisados pelo Instituto Áquila que desenvolveu o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA).

O prefeito Nilson Gaspar ressalta a importância de construir a Execução Orçamentária pautada em três elementos norteadores: responsabilidade, planejamento e controle. “O desenvolvimento de Indaiatuba está alinhado com o compromisso de manter a qualidade de vida. O município vem se desenvolvendo ao longo de muitos anos. O planejamento que foi realizado na década de 90, é seguido até hoje. Como houve sequência nos governos, não existiu quebra na gestão. Assim, a qualidade de vida vai melhorando cada vez mais. As ações estão sempre integradas para atender à demanda desse desenvolvimento e não perder a qualidade de vida”.

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. 

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 1087

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba