Procon orienta consumidores sobre cuidados com promoções de Black Friday

Pesquisa de preços prévia é principal recomendação
09/11/2022 14:50h

Foto: Arquivo Eliandro Figueira - RIC/PMI
Procon orienta consumidores sobre cuidados com promoções de Black Friday

Promoções seguem os mesmos procedimentos do Código de Defesa do Consumidor

A Black Friday acontece no dia 25 de novembro no Brasil, inspirada na tradição americana, que consiste em uma grande queima de estoque no comércio em geral e marca o início das compras natalinas. O Procon de Indaiatuba orienta os consumidores a fazerem pesquisas de preços com antecedência e reforça que essas promoções seguem os mesmos procedimentos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Os consumidores deverão fazer pesquisas antes do evento a fim de que no dia possam fazer comparações nos preços de produtos ofertados evitando assim a chamada “ Maquiagem de preço” ou seja eleva-se o preço antes e baixam na data parecendo ser uma oferta. Para esta pesquisa é essencial guardar folhetos, encartes publicitários e se comprar online dar print da tela para se resguardar de provas”, recomenda o diretor do Procon local, Ivan Gilio.

Gilío ainda reforça sobre a importância da nota fiscal e sobre o cuidado das compras por impulso. “Outra questão importante é exigir sempre nota fiscal na hora da compra pois é com ela que o consumidor fará juz aos direitos de garantia se por acaso ocorrer defeito, vicio aparente ou oculto no produto adquirido. Outro ponto bastante importante é planejar a compra não se esquecendo que no início do ano os gastos aumentam como IPTU, IPVA, material escolar, etc...”, finaliza.

O Procon de Indaiatuba além de dispor de atendimento técnico na relação de consumo também dispõe de fiscalização estando totalmente à disposição da população. O consumidor que tiver dúvidas ou se precisar fazer uma reclamação pode entrar em contato pelo telefone 3816-9254 ou se dirigir até o órgão, que fica situado a rua Vinte e Quatro de Maio 1.670 – antiga Rodoviária.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi