Relações Institucionais

 

Notícias

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba encerra temporada com obra de Tchaikovsky no dia 19 de novembro

Concerto é gratuito e contará com mais de 50 músicos na Orquestra
09/11/2022 14:22h


Foto: Divulgação
Foto

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba se apresenta na próxima semana

No dia 19 de novembro, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realizará o último concerto oficial da temporada 2022, com a direção e regência é de Paulo de Paula. A apresentação acontecerá na Sala Acrisio Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) às 20h, com entrada gratuita. Os interessados devem chegar com antecedência, pois a liberação dos lugares será por ordem de chegada.  Na ocasião, estarão presentes mais de 50 músicos para executar a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky e a abertura da ópera La Forza del Destino de Verdi. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.  

 

As composições selecionadas para o repertório deste concerto são do mesmo período artístico, o romantismo. Além de partilharem lugares próximos na história da música, ambas as peças se inspiram na ideia da existência do destino, sem deixar de trazer, elementos característicos de seus compositores.

A Sinfonia nº 5, do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, é apresentada como um monumento, preenchendo o teatro com uma sonoridade de intensa perspectiva emocional, que deixa refletida a vivência do compositor. Enquanto compunha, Tchaikovsky transparecia, em cartas enviadas aos amigos, uma postura de resignação perante o destino e os desígnios da providência. Na época, o artista também era atormentado por uma série de dúvidas, inclusive sobre si mesmo, e emoções profundas.

Todo esse cenário permeia cada movimento da Sinfonia: Andante (Allegro con anima); Andante cantabile con alcuna licenza; Valse (Allegro moderato); e Finale (Andante maestoso – Allegro vivace). “A Sinfonia começa de forma sombria, caminhando aos poucos para regiões mais claras e otimistas. Muitos críticos vêem a obra como uma espécie de ‘tema do destino’ (similar ao que ocorre na Quinta Sinfonia de Beethoven), já que Tchaikovsky a direciona, gradualmente, do pessimismo para um final apoteótico e grandioso”, comenta o maestro Paulo de Paula.

Mas antes do compositor russo, a Sinfônica apresenta a abertura da ópera La Forza del Destino, do italiano Giuseppe Verdi. Como uma síntese de toda a obra, o trecho escolhido trata da impotência humana ante seu destino infalível.  Essa ópera estreou em São Petersburgo (Rússia), em 1862, a mesma cidade onde a Sinfonia de Tchaikovsky foi apresentada pela primeira vez, quase três décadas depois.

 

O concerto é realizado pela AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba) e Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do ProAC (Programa de Ação Cultural de São Paulo), e tem patrocínio de Tuberfil, Miba e Plastek.  A Sala Acrísio de Camargo fica no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 — Jardim Regina, Indaiatuba (SP).

 

Sobre a Amoji

A Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Promove o Encontro Musical de Indaiatuba (Emin), que reúne uma série de concertos com grupos artísticos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de masterclasses abertos para estudantes de música de todo o país.

A Associação também é responsável por gerir e administrar a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI), além da Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI). Ambas viabilizam a muitos jovens instrumentistas da cidade e região oportunidade de desenvolvimento técnico e artístico, por meio de aulas individuais de instrumento, além de participarem dos ensaios e apresentações da Orquestra Jovem.

 

Serviço

Tchaikovsky e Verdi - Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Data: 19/11

Horário: 20h

Entrada gratuita (ordem de chegada).

Local: Sala Acrísio de Camargo - Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba)

Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba 

  • Redator(es): Alyne Cervo/ Samanta Di Martino
  • Release N.º: 1071

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba