Relações Institucionais

 

Notícias

Primeira edição do Encontro de Observação de Aves de Indaiatuba acontece em novembro

Interessados podem se inscrever gratuitamente pela internet e contarão com ambientalistas como guias
28/10/2022 09:31h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Foto

Participantes terão como guias os ambientalistas e pesquisadores Rubens Galdino de Carvalho Filho e Rafaela Wolf de Carvalho

A Prefeitura de Indaiatuba promove o 1º Encontro de Observação de Aves no próximo dia 19 de novembro, a partir das 7 horas, com concentração na alça de acesso em frente ao Paço Municipal. As inscrições são gratuitas e acontecem de forma online. Os participantes terão como guias os ambientalistas e pesquisadores Rubens Galdino de Carvalho Filho e Rafaela Wolf de Carvalho.

“Indaiatuba é uma cidade rica em biodiversidade de pássaros e recente estudo estabelece uma conexão entre o bem-estar humano e a presença de diferentes espécies de pássaros. Em nossa cidade existe o registro de mais de 300 espécies, um ótimo indicativo de qualidade de vida”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho.


“Pensando nisso, iremos promover o 1º Encontro de Observação de Aves no Parque Ecológico, cartão postal de nossa cidade e grande ponto turístico, que concentra diversas opção de lazer para nossa população e é o habitat de uma grande variedade de aves de fácil visualização. Desta maneira, queremos estimular também o turismo de observação” complementa.

A iniciativa será realizada em conjunto com as secretarias municipais de Cultura, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, e Segurança Pública, além do apoio da Câmara Municipal, por meio do vereador Sérgio José Teixeira (MDB). “Este Encontro vem para comemorarmos os 30 anos do Parque Ecológico, mas também para que possamos ressaltar a importância de preservar a fauna e a flora de nossa cidade. Só no Parque Ecológico, conseguimos identificar mais de 100 espécies de aves. Em Indaiatuba, mais de 300 ao todo”, comenta o vereador. “Já fizemos outras observações, mas esta é a primeira aberta à comunidade de forma geral, por isso é um projeto de grande importância”.

A programação contará ainda com atividades de educação ambiental, lazer turístico com as trilhas de observação e doação de mudas de árvores através do projeto Click Árvore, da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente.

Todas as atividades são gratuitas. Para melhor organização dos grupos, é necessário realizar a inscrição online neste LINK ou presencialmente no dia do evento.

Serão formados quatro grupos com saídas de hora em hora e número máximo de 25 pessoas. Na inscrição online, é possível escolher o horário preferido. Confira abaixo algumas dicas e orientações para a melhor observação de aves:

- Usar traje adequado para trilha, roupas confortáveis, tênis, boné e protetor solar
- Caminhada é em silêncio
- Chegar com 15 minutos de antecedência
- Máquina fotográfica e binóculo são grandes aliados
- Levar garrafa de água para manter-se hidratado

O que é?

Segundo o Instituto Últimos Refúgios (www.ultimosrefugios.org.br), organização socioambiental e cultural sem fins lucrativos que atua desde 2011 na divulgação e sensibilização ambiental com foco no trabalho fotográfico e audiovisual relacionado ao meio ambiente, a observação de aves (Birdwatching) é uma atividade sustentável que tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente.

No Brasil, a observação de aves de forma recreativa é relativamente recente, sendo que nas últimas décadas muitos clubes de observadores (COA) vêm surgindo. Esta atividade traz uma série de benefícios, como o desenvolvimento do turismo responsável; fomento da informação e educação ambiental com comunidade e turistas; coleta de dados científicos; sensibilização para o desenvolvimento sustentável; geração de renda e valores agregados para as comunidades locais; e incentivo dos setores hoteleiro e turístico.

1º Encontro de Observação de Aves de Indaiatuba

Data: 19 de novembro
Horário: a partir das 7 horas
Local: Alça de acesso em frente à Prefeitura de Indaiatuba
Inscrições: neste LINK

  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1040

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba