A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura promove I Fórum Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil na terça-feira (27/9)

Evento organizado pela Secretaria da Saúde integra programação do Setembro Amarelo
22/09/2022 10:38h


Foto: RIC/PMI
Prefeitura promove I Fórum Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil na terça-feira (27/9)

Profissionais da Secretaria da Saúde durante I Encontro Intersetorial em Saúde Mental Infantojuvenil

A Prefeitura de Indaiatuba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá na próxima terça-feira (27/9) o I Fórum Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil. O evento será realizado no Auditório da Unimax, das 8h30 às 17h, e reunirá profissionais das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Terceiro Setor. Não é necessário inscrição prévia. A ação faz parte da programação do Setembro Amarelo no município e tem o objetivo de oferecer um espaço de discussão e construção coletiva para a promoção de saúde, prevenção de agravos e cuidado integral das crianças e adolescentes em Indaiatuba.

Conforme informou a coordenadora da Saúde Mental na Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Zoica Andrade Caldeira, a proposta do Fórum é criar um espaço para que os profissionais possam discutir situções na área da saúde mental infantojuvenil e pactuar estratégias e ações coletivas de prevenção e cuidado integral voltado a crianças e adolescentes. “Esse objetivo dialoga com as campanhas de prevenção ao suicídio e de valorização da vida realizadas neste mês de setembro no Brasil inteiro, com o Setembro Amarelo”, explicou. “Só é possível prevenir quando nos organizamos enquanto rede de proteção à criança e ao adolescente para atuarmos durante todo o ano nos condicionantes e determinantes da saúde, e criarmos processos conjuntos de articulação que protejam e possibilitem o cuidado efetivo”, reforçou a psicóloga.

Na programação estão palestras e apresentação de projetos já em andamento no município para este público a fim de instrumentalizar a rede e possibilitar maior articulação; apresentações projetos desenvolvidos em parceria com universidades, mesas redondas, debates e criação de grupos de trabalhos para a sequência das articulações além do encontro.

O Fórum Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil dá continuidade ao trabalho iniciado pela Secretaria da Saúde no I Encontro Intersetorial em Saúde Mental Infantojuvenil: “Cuidado e atenção psicossocial nos territórios, ampliando as possibilidades de interlocução e articulação de rede”, promovido em maio deste ano. Na ocasião, diferentes profissionais ligados à criança, tiveram a oportunidade de discutir não só as fraquezas e as ameaças ligadas à saúde mental infantojuvenil, mas também as forças e as oportunidades que têm à disposição ou que precisam ser aprimoradas na reflexão e prática diária junto a esse público.

Programação

8h30 – Recepção de participantes

9h – Abertura

9h30 – Aula Magna “A articulação da rede de proteção no cuidado integral da criança e do adolescente: possibilidades e desafios” -  Zoica Andrade Caldeira – Doutoranda em Psicologia Social

10h30 – Coffee-break

11h – Apresentações de projetos da rede envolvendo a integração serviço-universidade

* “Saúde Mental na E.E. Prof. Milton Leme do Prado” – projeto de intervenção da UBS CECAP elaborado pela Turma IV da Medicina UniMAX.

Facilitadora: Carla de Brito Fortuna - Preceptora: Gerusa Corrêa Ramalho

* “Determinação do perfil epidemiológico de saúde mental dos estudantes de 22 escolas estaduais do município de Indaiatuba/SP” – projeto de pesquisa da Liga de Psiquiatria da UniMax.

Orientador: Dr. Luiz David Finotti Carrijo

12h – Almoço

13h – Mesa redonda com profissionais da área da Saúde, Educação, Assistência Social e Terceiro Setor

* Tema: “O cuidado integral da criança e do adolescente na rede de proteção”

Mediação: Bárbara Cristiane Martines Corá – especialista em Saúde Mental

14h30 – Debate

15h – Coffee-break

15h30 – Organização de grupos de trabalho para continuidade dos processos de articulação

16h – Cerimônia de encerramento

 

Serviço:

I Fórum Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil

Data: 27/09/2022

Horário: 8h30 às 17h

Local: auditório da UniIMAX (avenida Nove de dezembro, 460)

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 905

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba