Prefeitura inicia substituição de lâmpadas dos Distritos Industriais do município por LED

Serão mais 1.911 lâmpadas LED reforçando a iluminação pública em regiões industriais e praças
21/09/2022 11:36h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

Desde de 2018 a Administração Municipal já trocou aproximadamente 16 mil lâmpadas de sódio pelo modelo LED

A Prefeitura de Indaiatuba dá continuidade ao trabalho de substituição das lâmpadas de iluminação pública por LED. Agora chegou a vez dos Distritos Industriais do município serem beneficiados com 1.652 novos pontos de LED. No pacote também estão áreas de lazer que concentram mais 259 pontos com iluminação reforçada, totalizando 1.911 lâmpadas. Os trabalhos já estão em andamento e devem ser concluídos em outubro. Com os novos bairros atendidos, Indaiatuba já se aproxima de 16 mil lâmpadas LED iluminando as ruas da cidade.

O prefeito Nilson Gaspar reforçou que o trabalho de substituição de lâmpadas comuns por LED tem a proposta de deixar a cidade ainda mais iluminada e segura. “Estamos investindo neste projeto de iluminação pública porque, além da economia que as lâmpadas LED proporcionam para o município, também sabemos que ruas bem iluminadas garantem mais segurança à população”, argumentou.

No Distrito Industrial Recreio Campestre Joia serão 639 lâmpadas, incluindo as marginais Norte e Sul da Rodovia SP-75, no trecho desse Distrito, avenida Juscelino Kubitschek, avenida Antônio Barnabé e rua Arthur Barbarini. No Distrito Industrial Domingos Giomi, a avenida José Vieira receberá 120 lâmpadas LED; 504 novos pontos de LED no Centro Empresarial de Indaiatuba, incluindo a avenida Antônio José Corral; 93 pontos no Distrito American Park Empresarial; 87 no Distrito Comercial Vitória Martini; 84 no Distrito Industrial João Narezzi; 69 no Park Comercial de Indaiatuba e outras 56 lâmpadas serão instaladas no Distrito Industrial Nova Era.

Na praça do Jardim Aldrovandi foram instaladas 75 lâmpadas LED em parceria com um empreendedor local; a praça Otávio Javali, no Jardim Eldorado, que foi urbanizada recentemente, recebeu 44 lâmpadas; a revitalização da praça do Jardim Itamaracá terá 38 lâmpadas, e a área verde em urbanização no Recreio Campestre Joia também receberá 22 pontos de iluminação LED.  Para completar, na alça de retorno da pista de Skate do Parque Ecológico, na avenida Fábio Ferraz Bicudo, serão instaladas mais 80 lâmpadas.

No primeiro semestre do ano, a Secretaria de Obras e Vias Públicas conclui outros dois lotes de bairros que tiveram a iluminação pública substituída. Os dois lotes somaram 12 bairros e 1.245 lâmpadas LED instaladas.

Em maio, foram atendidos sete bairros: Altos da Bela Vista; Veredas da Conquista; Caminho da Luz; Jardim Brasil; Jardim Jequitibá; Jardim Primavera e Jardim Santorini, além da alameda Dr. José Cardeal. No total, foram substituídas 797 luminárias de sódio por LED.

Em março, a Prefeitura instalou LED em cinco bairros, totalizando a substituição de 408 lâmpadas. Na lista de bairros atendidos na época estão o Jardim Umuarama, Jardim Flórida, Jardim Mariana, Jardim do Sol, Distrito Empresarial Bartolomai e a praça Dirce Grana.

No ano passado, o município substituiu cerca de 3.200 pontos de iluminação comum por LED e desde de 2018 a Administração Municipal já trocou aproximadamente 16 mil lâmpadas de sódio pelo modelo mais eficiente, que possibilita um gasto menor de energia para gerar a mesma iluminação.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno