Prefeitura segue colhendo exames de vista em todos os alunos da rede municipal de ensino

Tecnologia inovadora detecta em segundos condições como miopia, astigmatismo, hipermetropia e ambliopia
20/09/2022 09:34h

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba segue nesta semana com os trabalhos do programa De Olho nos Olhos, que realiza exames de vista em 20 mil crianças da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é detectar precocemente alguma anormalidade que possa atrapalhar o desenvolvimento físico e educacional da criança e propor o tratamento adequado para cada caso.

Tudo isso vem acontecendo a partir da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, com uma proposta inovadora chamada Kaleidos, um equipamento que é capaz de fazer a aferição da refração binocular em segundos. O resultado fica disponível na hora e dependendo do resultado uma equipe de saúde já fará o contato com um responsável para dar seguimento no tratamento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na América Latina, aproximadamente 23 milhões de crianças são portadoras de miopia, astigmatismo e hipermetropia. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que 30% do público infantil em idade escolar tem problemas refrativos - sendo a miopia um dos mais comuns – enquanto 10% das crianças na faixa dos sete aos dez anos precisam usar óculos. Dados do CBO apontam ainda que 80% das crianças brasileiras nunca fizeram um exame oftalmológico e 22,9% dos alunos que abandonam a escola fazem isso por causa de problemas relacionados à visão.

Em Indaiatuba, a triagem refracional está sendo realizada em doação pela empresa de oftalmologia Redemo para compor o projeto de pesquisa em andamento. O custo estimado do projeto é de R$ 116.618,00, que se refere aos exames que estão sendo gerados após a primeira avaliação. Esse valor está sendo investido como parte do dinheiro recebido de volta do Banco BVA para a Prefeitura de Indaiatuba.

Confira a programação

20/9 – PROF. EMEB ANTONIO LUIZ BALAMINUTI, 357 crianças - PSF Parque Indaiá

20/9 e 21/9 – EMEB PROF. APARECIDO BATISTA DOS SANTOS, 598 crianças - UBS Cecap

22/9 – EMEB ARCHIMEDES PRANDINI, 126 crianças - UBS-1