Relações Institucionais

 

Notícias

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação segue em Indaiatuba até 30 de setembro

Nota Oficial emitida pelo Ministério da Saúde prorrogou campanha em todo país
19/09/2022 11:22h


Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Foto

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação segue em Indaiatuba até 30 de setembro

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação segue em Indaiatuba até 30 de setembro, assim como em todo Brasil. Seguindo o ofício circular nº 197/2022 do Ministério da Saúde (MS), a Campanha segue até o último dia do mês de setembro em todo território nacional, em virtude à baixa adesão na cobertura vacinal em todo país.

Em Indaiatuba, dados das prévias enviadas pela Secretaria de Saúde do município na última quarta-feira (14), apontam uma cobertura de 59,8% contra Poliomielite, quando a meta do governo federal é de 95%, que neste momento o Brasil tem como média 35%. Ao todo, no município, 7.863 crianças de 1 a 4 anos já receberam o imunizante, de um total de 13.158 crianças possíveis.

A vacinação da poliomielite previne contra a paralisia infantil, causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3. Neste ano, essa imunização está sendo direcionada para crianças de 1 a 4 anos, independente do esquema vacinal da pólio.

A doença, erradicada no país a mais de 20 anos já foi muito temida. Ela pode atacar o sistema nervoso e, em poucas horas, deixar alguém paralisado. No Brasil, o último caso de paralisia infantil foi detectado em 1989. Em 1994 o país ganhou o certificado de erradicação.

Porém, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é um país com alto risco do retorno da poliomielite em função das baixas coberturas vacinais.

A Campanha de Multivacinação também foi prorrogada e segue disponível nas unidades básicas de saúde de Indaiatuba até 30 de setembro, para crianças e adolescentes com vacinas em atraso. Até este momento, 1.674 crianças (menores de um ano), compareceram e receberam as vacinas em atraso, entre elas, pentavalente, pólio inativada, rotavírus, pneumo10 e meningo C. Outras 3.696 crianças (maiores de 5 a menores de 15 anos) também atualizaram a caderneta de vacinas, entre esses imunizantes estão a pólio oral, tríplice bacteriana, tríplice viral – src, varicela, dupla adulto, meningite C, meningite ACWY e hepatatite B. É importante pontuar que a multivacinação não tem uma meta a ser cumprida, é apenas para atualização da caderneta de vacinas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação segue até 30 de setembro em todas as unidades básicas de saúde de Indaiatuba, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto feriados. É obrigatório que o responsável apresente documento com foto de si e da criança, além da caderneta de vacina da pessoa a ser vacinada.

  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 876

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba