Música Paratodos chega a Indaiatuba com objetivo de trazer diversidade e atrações de qualidade

Com patrocínio da Toyota, evento gratuito acontece dia 25 de setembro, em frente à Prefeitura
16/09/2022 16:55h

Foto: Rogério Vieira

A Jazzmin’s reúne 17 instrumentistas de várias tendências musicais e de diferentes gerações

Música, diversão e muita diversidade com acesso gratuito em parques e locais públicos de grande circulação. Essa é a proposta do circuito Música Paratodos, patrocinado pela Toyota via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e que terá a sua edição de estreia na cidade de Indaiatuba no dia 25 de setembro, das 14h às 19h, em palco montado no Parque Ecológico. Entre as atrações estão os gêmeos 2DE1, AfroJam e a big band Jazzmin’s. O evento conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Em seu primeiro ano, o Música Paratodos irá disseminar a música instrumental para o público em geral, promovendo acessibilidade e diversidade, já que os eventos são gratuitos e de fácil acesso. O tema diversidade traz ao público, através da música, a riqueza cultural e de diversidade em gênero e raça do Brasil.

As apresentações serão abertas ao público e combinam diversos estilos musicais como Rock, Funk, Jazz, Reggae, Hip Hop, Folk, Disco, Soul, Blues e mais. Além do som de qualidade, o Música Paratodos levará cultura e história das cenas musicais para Indaiatuba.

“Estamos felizes em receber este novo projeto da Toyota, uma grande parceira da cidade”, ressalta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Trata-se de uma proposta diferenciada, que temos certeza que o público de Indaiatuba irá abraçar e se divertir muito. Estão todos convidados”.

Agenda

Além de Indaiatuba, outras cidades do Estado de São Paulo já têm etapa confirmada do Música Paratodos: Porto Feliz (9 de outubro) e Sorocaba (13 de novembro) já confirmaram o evento. São Bernardo do Campo (São Paulo) e Guaíba (Rio Grande do Sul), também receberão o circuito em 2022, porém, ainda sem data confirmada.

Confira abaixo a programação e um pouco mais de cada atração do Música Paratodos em Indaiatuba:

14h30 - 2DE1

Com o EP Emersão, os gêmeos do 2DE1 apresentam mensagens de esperança e fé na transformação. Acompanhados de Alana Ananias na bateria e de Beatriz Lima no baixo, prometem um show envolvente, presente com guitarra, synths, baixo, bateria forte e vocais marcantes.

Além das músicas do EP, o duo revisita sucessos dos álbuns anteriores Transe (2017) e Ferida Viva (2019), e de singles lançados desde o início da carreira autoral. Nessa nova fase, as vozes dos gêmeos Fernando e Felipe se mesclam de forma ainda mais natural, com uma sonoridade que constrói uma nova voz, que é a junção mais frequente dos dois vocalistas.

Foto: Francio de Holanda

16h - AfroJam

A AFROJAM-SP é um projeto musical que celebra a música de artistas pretos independentes sob a insígnia "celebração e protagonismo: das tradições ao afrofuturismo". O projeto estreou sua primeira edição em fevereiro de 2019 com um formato clássico, inspirado nos antigos clubes de Jazz, onde nascem as Jam’s.

Para além de um laboratório de experimentação e livre criação de música, a AFROJAM-SP é também um local de representatividade, sobretudo para encontro da população preta, entre homens, mulheres, cis e trans. Uma experiência de convivência e troca de saberes formatada em um espaço de apresentação, como um lugar de revelação de novos nomes que atuam na cena musical independente.

Foto: Uly Nogueira

17h30 - Jazzmin’s

Pioneira por ser um grupo exclusivamente feminino, a Jazzmin’s reúne 17 instrumentistas de várias tendências musicais e de diferentes gerações. Apresenta uma sonoridade particular por ter em sua formação vibrafone, clarinete, clarone, trompa e flautas, além dos instrumentos tradicionais de uma big band.

Em um cenário onde há uma busca por novos espaços de atuação feminina, a Jazzmin’s traz sua contribuição, estimulando e inspirando as novas gerações.

Música Paratodos

Com: 2DE1, AfroJam e Jazzmin’s
Data: 25 de setembro
Local: Parque Ecológico (em frente à Prefeitura de Indaiatuba)