Cidade ocupa 2ª posição da RMC, 9ª do Estado e é 16ª no ranking nacional da CLP
15/09/2022 15:42h

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI

Indaiatuba mais uma vez ocupa posição de destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e a Seall. O estudo divulgado terça-feira (13) coloca a cidade na 2ª posição da RMC (Região Metropolitana de Campinas), 9ª posição do Estado de São Paulo e na 16ª posição no ranking nacional. Foram avaliados 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes e Indaiatuba se destacou em Qualidade da Saúde, Sustentabilidade Fiscal, Qualidade da Educação e Inovação e Dinamismo Econômico.

O prefeito Nilson Gaspar
ressaltou que administrar uma cidade do porte de Indaiatuba é uma grande responsabilidade e é necessário seriedade, transparência e planejamento. “No ranking geral subimos seis posições em relação ao ano passado. Buscamos inovar e aplicar o que há de melhor em gestão pública para que possamos obter cada vez melhores resultados. O objetivo é sempre manter Indaiatuba com um patamar diferenciado, com capacidade para atrair cada vez mais investimentos e oferecer serviços eficientes que garantem a qualidade de vida que nossos munícipes merecem”, declarou Gaspar.

A terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. O grupo de cidades avaliadas pelo CLP soma 127,91 milhões de habitantes e representa 59,96% da população brasileira, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2021.

O objetivo do estudo é apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisões, com foco na melhoria da gestão das cidades. O estudo fornece as bases para um diagnóstico preciso e auxilia os líderes públicos na construção de políticas públicas assertivas, considerando que municípios bem administrados, com infraestrutura urbana adequada e onde os serviços públicos funcionam, são mais atraentes aos investimentos privados.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi