Secretaria de Educação promove o lançamento do projeto Educação Maker no sábado (10/9)

Evento acontecerá na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, às 10h, no formato de Aula Inaugural
06/09/2022 11:24h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Educação promove no sábado 10/9, o lançamento do projeto Educação Maker na Rede Municipal de Ensino. O evento acontecerá na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, às 10h, no formato de Aula Inaugural. O material será distribuído nas unidades escolares para 22 mil alunos da Etapa I até o 5º ano do Ensino Fundamental. O investimento no projeto é de R$ 13 milhões ao ano.

A Educação Maker será implantada com o objetivo de incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento. Isso, com a proposta de proporcionar a participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, permitindo a eles o protagonismo de seu aprendizado.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) ressalta a importância de estar sempre promovendo inovações para ampliar o desenvolvimento das crianças. “A Educação Maker será mais uma ferramenta para trabalhar a criatividade e capacidade de resolução de problemas nos alunos. Esses conhecimentos são muito importantes para a formação das crianças”, destacou.

Trata-se de um exclusivo material de apoio pedagógico que ajudará a desenvolver competências exercitando novas possibilidades de aprendizagem com experiências lúdicas que estimulem a criatividade, as relações sociais, autonomia, explorando emoções e habilidades considerando o interesse e o desenvolvimento integral das crianças e seus direitos.

O secretário de Educação, Heleno Luiz Junior, explica que a cada bimestre o aluno receberá uma caixa Espiral Maker Desplugado, somando quatro caixas por ano. “Os alunos poderão desenvolver as tarefas como lição de casa para complementar temas trabalhados em sala de aula, podendo contar com a ajuda dos pais, o que fortalece o compromisso da família na educação dos filhos. Nas caixas há orientações para uma Trilha de Atividades e o apoio de materiais para que os alunos possam realizar as propostas.  As crianças poderão acessar esse conteúdo por meio do tablete, que neste ano passou a integrar o material pedagógico dos estudantes da Rede Municipal. A Secretaria de Educação compreende em sua concepção de ensino que as atividades plugadas e desplugadas contribuem para a aprendizagem significativa dos estudantes”, informou.

De acordo com o secretário, todas as atividades possibilitam que o educador acrescente, modifique, crie ou possa construir e agregar outras formas ou regras para conduzir cada prática, tornando-as personalizáveis conforme os objetivos trabalhados.

O pacote de contratação da Aula Maker ainda inclui capacitação de professores por meio de oficinas práticas para a utilização do material, considerando a integração do material com os conteúdos da proposta pedagógica do município.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi