Novo Ecoponto de Inertes localizado no Jardim Eldorado já está aberto ao público

Além de recicláveis comuns, local receberá entulhos e restos de obras de até 1m³, de forma gratuita
01/09/2022 16:58h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

Novo Ecoponto está localizado na rua Reverendo Eliseu Narciso, esquina com a Rua do Badin

A Secretaria de Serviços Urbanos colocou em atividade nesta semana o novo Ecoponto de Inertes construído no Jardim Eldorado. Localizado na rua Reverendo Eliseu Narciso, esquina com a Rua do Badin, o espaço é mais uma opção para que os munícipes façam o descarte correto de materiais, incluindo entulhos de pequenas reformas. O Horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 7h às 19h.

O novo Ecoponto de Inertes Construído em parceria com a Corpus, que tem a concessão do serviço de limpeza urbana do município, segue o modelo já implantado no Jardim João Pioli.  Além dos recicláveis comuns como papel, metal, vidro e plástico, o local receberá, de forma gratuita, entulhos e restos de obras de até 1m³, que é o equivalente ao tamanho de uma caixa d’água de mil litros, madeiras e restos de podas, móveis, lixo eletrônico, óleo de cozinha, pneus, lâmpadas, pilhas e baterias.

Este será o segundo Ecoponto de Inertes do município. A Prefeitura já disponibiliza o serviço no Jardim João Pioli, na avenida Artes e Ofícios, que também funciona diariamente, das 7h às 19h. A proposta do município com o serviço é inibir descartes irregulares em terrenos e áreas verdes da cidade, o que prejudica a limpeza urbana, o meio ambiente e a saúde pública.

O prefeito Nilson Gaspar reforça que a proposta dos Ecopontos de Inertes é oferecer um espaço adequado para que a população possa levar os materiais recicláveis, fortalecer o trabalho de estímulo ao descarte correto dos resíduos sólidos urbanos. “Este é um Ecoponto completo como o que já temos no João Pioli , com o diferencial que ao lado dele funcionará uma praça com brinquedos que ensinam as crianças sobre a importância da arborização e limpeza urbana para o meio ambiente”, resumiu.

Espaço educativo

A Prefeitura também trabalha para finalizar a revitalização da praça Grupo da Terceira Idade Viver a Esperança, ao lado do Ecoponto de Inertes, onde funcionará o Ecoponto Quintal. O local abrigará atrações diferenciadas proporcionando lazer e Educação Ambiental. O parquinho educativo dará às crianças a oportunidade de aprender sobre limpeza urbana e arborização, enquanto brincam. A inauguração está prevista para o dia 16 de setembro.

Entre as atrações está um grande jogo no qual a garotada vai se divertir e aprender sobre o uso correto das ilhas ecológicas. Na praça terá área para piquenique, um caminhão de coletor de brinquedo, trepa-trepa e outras formas de se divertir e representar o sistema de limpeza urbana. A proposta é fortalecer o trabalho de estímulo ao descarte correto dos resíduos sólidos.

Os pets serão bem-vindos e ganharão um cantinho cercado exclusivamente para eles, no projeto.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno