Centro Cultural Itaici receberá 356 alunos em diversas oficinas e aulas terão início em setembro

Inauguração do novo polo acontece dia 20 de agosto, com entrada franca e diversas atrações
12/08/2022 09:49h

Foto: Fábio Alexandre RIC/PMI

Espaço tem quatro salas funcionais, adaptadas de acordo com as atividades oferecidas: teatro, música, artes e uma sala multidisciplinar

No próximo dia 20 de agosto, a partir das 9 horas, Indaiatuba ganha um novo polo cultural, localizado na Estação Ferroviária de Itaici, que foi reformada para receber um total de 356 alunos em diversas opções de oficinas. A Estação Cultural Itaici contará com salas multidisciplinares, espaços de leitura e convivência e muito mais, para receber a população nos períodos da manhã e tarde. A inauguração é aberta ao público e contará com diversas atrações, como contação de histórias, teatro musical com personagens infantis e show com Léo Pratta.

“A Estação Cultural Itaici chega para atender essa região de Indaiatuba, que cresce a cada ano e possui uma grande demanda para oficinas culturais”, destaca o prefeito Nilson Gaspar. “Assim, a população poderá se inscrever e fazer aulas de teatro, música, dança e artes com os professores da Secretaria Municipal de Cultura, pertinho de casa”.

A secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho, destaca que a inauguração do Centro Cultural Itaici atende os planos para descentralizar a oferta de oficinas e oferecer oportunidades a toda população. “Já estamos levando as oficinas culturais para diversos pontos de Indaiatuba e apresentamos também a Biblioteca Itinerante, que fará sua estreia na inauguração do Centro Cultural Itaici, levando literatura para todos os bairros de Indaiatuba”, aponta.

O Centro Cultural Itaici conta com quatro salas funcionais, adaptadas de acordo com as atividades oferecidas: teatro, música, artes e uma sala multidisciplinar, com uma cozinha em anexo, que permite a realização de cursos e palestras. O novo polo conta também com Espaço de Leitura e Espaço de Convivência e funcionará das 8h às 17h.

As oficinas culturais que estarão disponíveis no novo polo são: Teatro Infantil, Teatro Juvenil, Desenho Infantil, Desenho Juvenil, Pintura em Tela, Ballet Baby, Ballet Infantil, Ballet Juvenil, Jazz Infantil, Jazz Juvenil, Danças Urbanas Infantil, Danças Urbanas Juvenil, Violão Nível 1, Artes para Crianças (5 a 7 anos) e Artes para Crianças (8 a 10 anos).

Neste primeiro momento, serão oferecidas 356 vagas nos períodos da manhã e tarde, e as inscrições serão realizadas entre os dias 20 de agosto a 3 de setembro, através do portal Cultura Online, no site da Prefeitura de Indaiatuba. As aulas terão início em 12 de setembro.

O Centro Cultural Itaici está localizado na Rua Francisco Araújo, 49, perto do Ponto Verde - Feira da Agricultura Familiar ‘Agenor Tachinardi’.

Reforma

Toda a reforma do prédio foi realizada com recursos próprios. A Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas promoveu a pintura do espaço, reestruturação dos acessos, reforma de banheiros e manutenção dos pisos para adequar a acessibilidade. Foram feitas manutenções no telhado e nas calhas, reforma da parte elétrica, instalação de iluminação LED e de alambrado externo para proteção do prédio. As cores escolhidas seguiram a mesma identidade visual do Museu Ferroviário, reaberto pela Secretaria da Cultura no final do ano passado.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente providenciou a revitalização do paisagismo e a instalação de uma Estação Ciclista, com banco para descanso, bomba para encher pneus e jogo de chaves para pequenas manutenções, em apoio aos esportistas que precisam de uma base para descansar e fazer pequenos reparos na bicicleta.

História

A Estação Ferroviária de Itaici, segundo alguns registros documentais, teve sua inauguração oficial em 11 de dezembro de 1879. Porém, tudo leva a crer, que ela existia desde 1873. Sempre foi uma estação de entroncamento e serviu a linha-tronco da Ituana (Itu- Jundiaí). Em 1914 passou a servir o ramal de Campinas e em 1948 o prédio passou por uma ampla reforma. Foi desativada em 1986.

Inauguração do Centro Cultural Itaici

Data: 20 de agosto