Secretaria de Saúde define ações do Agosto Dourado - Mês de Incentivo à Amamentação

Ao longo do mês, rodas de conversas, palestras e videoaulas serão realizadas incentivando a amamentação
01/08/2022 14:38h

Foto: Divulgação RIC/PMI

Agosto Dourado tem programação definida pela Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba divulgou na manhã desta segunda-feira (1º), as ações que serão realizadas durante o Agosto Dourado – Mês de Incentivo à Amamentação. Durante todo o mês, rodas de conversas serão organizadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município com as gestantes e as puérperas, vídeoaulas serão produzidas com esta temática e disponibilizadas para toda a população e uma palestra ocorrerá em 31 de agosto no auditório da Prefeitura para todos os interessados no tema: amamentação.

Durante o mês de agosto também será comemorado o aniversário do Programa Nascer Bem, que completa 24 anos desde sua criação em 1998.

Todas as UBS terão um calendário próprio para a realização das rodas de conversas que tem o objetivo de orientar a gestante e a puérpera daquele bairro, falando sobre a amamentação correta e a importância de ser incentivada esta prática para o desenvolvimento de bebês recém nascidos. As mamães também poderão tirar suas dúvidas sobre a gestação como um todo.

Nas próximas semanas profissionais da Saúde produzirão videoaulas com temas distintos sobre a amamentação, técnicas, mitos e verdades. O conteúdo será disponibilizado para toda a população e ficará acessível no canal do YouTube da Prefeitura de Indaiatuba.

Em 31 de agosto no auditório da Prefeitura, das 15h às 18h, ocorrerá uma palestra o tema: Amamentação – educar para a vida. Gestantes, puérperas, profissionais de saúde e o público no geral podem participar gratuitamente. O evento será parte da comemoração dos 24 anos do Programa Nascer Bem.

24 anos do Programa Nascer Bem

O Programa Nascer Bem, que é desenvolvido em Indaiatuba desde maio de 1998, consiste em visitas hospitalares e atendimentos na sala de amamentação, localizada no Derefim, para todas as puérperas do município, com o objetivo de conscientizá-las e incentivá-las a amamentar e manter essa amamentação exclusiva até pelo menos os seis meses de vida da criança. A proposta do programa também é orientar os cuidados básicos do seu filho e agendar a primeira consulta do bebê com os serviços de saúde após alta hospitalar. Neste momento é agendado o Teste da Orelhinha, Pezinho e realizadas as primeiras vacinas do bebê, Hepatite B e BCG.

A sala de amamentação do Programa Nascer Bem está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e fica localizada no Derefim, Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 6271, Jardim Morada do Sol. A consultas devem ser agendadas por WhatsApp (19) 99786-7534.

• Redator(es): Gabriel Beccari