Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura realiza treinamento da Central de Libras na Oab Indaiatuba

Intuito foi explicar o funcionamento do sistema de tradução em Libras
25/07/2022 09:23h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Foto

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, realizou na tarde da última sexta-feira (22) o treinamento da Central de Libras, na Oab Indaiatuba (Ordem dos Advogados do Brasil - unidade local). O evento contou com a presença da secretária de Relações Institucionais e  Comunicação, Dra Graziela Milani; o advogado e secretário geral da OAB, Ricardo Bueno Reis; a vereadora, Silene Carvalini e a intérprete de Libras, Débora Ciriaco.

Na ocasião, foi realizada uma demonstração  de como funciona a Central de Libras com o intuito de sanar as dúvidas que possam existir no dia a dia ao utilizar e indicar o aplicativo da Icom. “Depois de muitos estudos conseguimos colocar no município esse sistema, que já estava no plano de Governo do prefeito Nilson Gaspar,  e permite a assistência da pessoa surda durante sete dias na semana e 24 horas por dia. É uma conquista que completou um ano e pudemos trazer nesse período a dignidade das pessoas surdas que agora podem ter a acessibilidade na palma das mãos a qualquer momento e em toda a cidade”, explica a secretária de Relações Institucionais e  Comunicação, Dra Graziela Milani.

 O objetivo desse treinamento foi habilitar os funcionários para que possam ser propagadores da Central de Libras com a finalidade de que a inclusão em nosso município seja cada vez mais difundida. “Aqui nós fazemos diariamente a triagem e atendemos a população em geral. Por isso, é importante projetos como esse de inclusão, pois nós precisamos nos capacitar para poder lidar com todos que nos procuram na Oab”, discursou o advogado, Ricardo Bueno Reis.

A vereadora, Silene Carvalini, relatou uma situação recente em que a Central de Libras foi essencial. “Nós tivemos um paciente surdo internado que ficou três dias e foi super tranquilo o atendimento dele e comunicação com a equipe médica e enfermagem. Na hora de explicar a medicação foi acionada a Central, que é rápida e fácil. O sucesso na comunicação foi possível, pois temos esse serviço”, relatou a vereadora.

 

Como acessar a Central  de Libras

Basta baixar o aplicativo da Icom, disponível para iOS e Android, ou apontar a câmera do celular para o QR Code disponível em cartazes distribuídos aos estabelecimentos, é necessário habilitar microfone para a vídeo chamada. Também pode ser acessada pelo ícone disponibilizado na página principal do site da Prefeitura de Indaiatuba. A iniciativa da Central de Libras foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini.

Os materiais também podem ser solicitados na Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação pelo telefone (19) 3834-9398 ou pelo WhatsApp 9 9773-4701.

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 706

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba