Nesta quinta-feira (14) a Central de Libras
completa um ano de implantação com a procura de 561 pessoas. Em 2021, a
Prefeitura de Indaiatuba disponibilizou em todas as repartições públicas, o
aplicativo da Icom, Qr Code e um ícone de acesso no site que permite a tradução
simultânea para surdos. São mais de 150 intérpretes disponíveis por vídeo
chamada durante sete dias da semana, 24 horas por dia.
O sistema foi disponibilizado em fase de teste de
100 dias e obteve a procura de 182 pessoas. Após esse período, foi efetivado o
serviço no setor público e, no dia 24 de fevereiro de 2022, houve a expansão
para comércios, indústrias e de serviços. Indaiatuba
é a primeira cidade do estado a disponibilizar o serviço também para uso em
setores privados. “A Central de Libras já estava em nosso Plano de Governo.
Neste ano realizamos a ampliação para todo o município com a finalidade de que
as pessoas surdas pudessem se comunicar, de forma independente, em toda a nossa
cidade. É gratificante participar desse avanço e inclusão da comunidade surda. Uma
inovação que disponibilizamos com o serviço é internet subsidiada pela prefeitura, ou seja, sem debitar o valor do pacote de dados do usuário. Mais uma
facilidade para uma comunicação acessível
e eficaz”, relata
o prefeito, Nilson Gaspar.
De acordo com a secretária de Relações Institucionais e
Comunicação, dra. Graziela Milani, o serviço surgiu com o intuito de melhorar a
comunicação. “Nós precisamos estar sempre atentos à demanda da população. Todos
precisam se comunicar e nem todos tem acesso a um intérprete o dia todo. Por isso,
o serviço veio suprir a necessidade e trazer um suporte com a possibilidade de
ser acessada de maneira simples e prática. Com isso, realizamos constantemente treinamentos
para capacitar cada vez mais profissionais a fim de orientar a população”,
explica.
Como acessar a Central
de Libras
Basta baixar o aplicativo da
Icom, disponível para iOS e Android, ou apontar a câmera do celular para o QR
Code disponível em cartazes distribuídos aos estabelecimentos, é necessário
habilitar microfone para a vídeo chamada. Também pode ser acessada pelo ícone disponibilizado
na página principal do site da Prefeitura de Indaiatuba. A iniciativa
da Central de Libras foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da
vereadora Silene Carvalini.
Os materiais também podem
ser solicitados na Secretaria Municipal de Relações Institucionais e
Comunicação pelo telefone (19) 3834-9398 ou pelo WhatsApp 9 9773-4701.
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702
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