Central de Libras completa um ano de aplicabilidade no município

14/07/2022 13:15h

Foto: Divulgação/RIC-PMI
Central de Libras completa um ano de aplicabilidade no município

Nesta quinta-feira (14) a Central de Libras completa um ano de implantação com a procura de 561 pessoas. Em 2021, a Prefeitura de Indaiatuba disponibilizou em todas as repartições públicas, o aplicativo da Icom, Qr Code e um ícone de acesso no site que permite a tradução simultânea para surdos. São mais de 150 intérpretes disponíveis por vídeo chamada durante sete dias da semana, 24 horas por dia.

O sistema foi disponibilizado em fase de teste de 100 dias e obteve a procura de 182 pessoas. Após esse período, foi efetivado o serviço no setor público e, no dia 24 de fevereiro de 2022, houve a expansão para comércios, indústrias e de serviços. Indaiatuba é a primeira cidade do estado a disponibilizar o serviço também para uso em setores privados. “A Central de Libras já estava em nosso Plano de Governo. Neste ano realizamos a ampliação para todo o município com a finalidade de que as pessoas surdas pudessem se comunicar, de forma independente, em toda a nossa cidade. É gratificante participar desse avanço e inclusão da comunidade surda. Uma inovação que disponibilizamos com o serviço é  internet subsidiada pela prefeitura, ou seja, sem debitar o valor do pacote de dados do usuário. Mais uma facilidade para uma comunicação  acessível e eficaz”, relata o prefeito, Nilson Gaspar.

De acordo com a  secretária de Relações Institucionais e Comunicação, dra. Graziela Milani, o serviço surgiu com o intuito de melhorar a comunicação. “Nós precisamos estar sempre atentos à demanda da população. Todos precisam se comunicar e nem todos tem acesso a um intérprete o dia todo. Por isso, o serviço veio suprir a necessidade e trazer um suporte com a possibilidade de ser acessada de maneira simples e prática. Com isso, realizamos constantemente treinamentos para capacitar cada vez mais profissionais a fim de orientar a população”, explica.

Como acessar a Central  de Libras

Basta baixar o aplicativo da Icom, disponível para iOS e Android, ou apontar a câmera do celular para o QR Code disponível em cartazes distribuídos aos estabelecimentos, é necessário habilitar microfone para a vídeo chamada. Também pode ser acessada pelo ícone disponibilizado na página principal do site da Prefeitura de Indaiatuba. A iniciativa da Central de Libras foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini.

Os materiais também podem ser solicitados na Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação pelo telefone (19) 3834-9398 ou pelo WhatsApp 9 9773-4701.

• Redator(es): Alyne Cervo