Centro de Reabilitação Animal faz resgate de cachorro do mato vítima de atropelamento na Estrada General Motors

28/06/2022 16:03h

Foto: RIC/PMI

Animal recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado à Associação Mata Ciliar

A equipe do CRA – Centro de Reabilitação Animal da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente resgatou, na manhã desta terça-feira (28) um cachorro do mato que foi atropelado na Estrada General Motors. O animal ferido recebeu os primeiros socorros dos veterinários de plantão e foi encaminhado para a Associação Mata Ciliar, onde será tratado e reabilitado para depois ser solto, novamente, em áreas de mata. A ação integra o plano de trabalho do PMVA - Programa Município VerdeAzul, no que se refere à proteção e preservação da fauna silvestre.

O veterinário do CRA, Adriano Mayoral, explicou que é muito comum o atropelamento de animais silvestres nesta via e que o Compda (Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal) em parceria com a Prefeitura, providenciará a instalação de placas no local, com o objetivo de orientar os motoristas a ficarem atentos para evitar acidentes com animais na pista.

O cachorro do mato foi resgatado após a equipe de fiscais do Departamento de Meio Ambiente, encontrar o animal ferido na pista, durante uma vistoria na região. Trata-se de uma fêmea e apesar de apresentar alguma lesões, não corre risco de morte.

Para oferecer os cuidados necessários de proteção à fauna silvestre, a Prefeitura de Indaiatuba mantém convênio com a Associação Mata Ciliar desde 2015. A população pode colaborar com esse trabalho quando encontrar um animal silvestre ferido, comunicando à Prefeitura por meio da Secretaria de Serviços Urbanos ou Defesa Civil e também por meio do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones (19) 3936-2782, 3894-1593 ou 153. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno