Relações Institucionais

 

Notícias

Fiec firma parceria com Estado para qualificação profissional de estudantes do Ensino Médio

24/06/2022 16:09h


Foto: Juliana Wolf (ACSI-FIEC)
Foto

Evento de integração reuniu representantes do Novotec, dirigentes de ensino e diretores escolares

 

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), promoveu nesta quinta-feira (23/6), no auditório da unidade 1, um encontro de representantes estaduais do programa “Novotec Integrado”,  dirigentes regionais de ensino e diretores de 32 unidades escolares dos municípios de Americana, Campinas, Indaiatuba, Itatiba, Jundiaí, Mogi Guaçu, Sorocaba, Sumaré e Hortolândia.


O evento que teve como objetivo estreitar os vínculos educacionais e apresentar as diretrizes do programa, contou com a presença do prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, o superintendente da Fiec, Geraldo Garcia, a Subsecretária de ensino técnico e profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Natalia Vido, o secretário municipal de Educação, Heleno da Silva Luiz Junior, o dirigente regional de ensino de Capivari, Edivilson Cardoso Rafaeta, e a diretora da Fiec, Eliane Geiss.


Em seu discurso, aos mais de 100 convidados presentes, o prefeito Nilson Gaspar, falou sobre os projetos educacionais do município e as tratativas com o governo estadual para a realização do Novotec. “A Fiec hoje, tem a oportunidade de levar o ensino técnico para nove municípios da região, oferecendo qualificação profissional à vários jovens, isso devido ao Planejamento, foco e educação. Educação transforma e é a base de tudo.


O superintendente Geraldo Garcia, explicou aos presentes sobre a realização do evento de integração e os trâmites da execução do programa Novotec e concluiu dizendo que, “A marca forte da Fiec é o ensino técnico, nos honra muito essa parceria com o governo Estadual e estar presente nisso”.


Representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Natália Vido, validou a importância do encontro. “É muito valioso esse contato tão próximo com vocês, assim podemos melhorar a implementação do programa e as pesquisas de impacto. Por fim, gostaria de parabeniza-los por encarar o desafio, acreditamos no poder da educação profissional e técnica, faz muito sentido e faz diferença na vida de muitos estudantes do Estado” finalizou.

 

Ao final do discurso das autoridades, a diretora, Eliane Geiss e equipe educacional da Fiec, apresentaram dados dos cinco primeiros meses de execução do programa. Após o encerramento os convidados foram conduzidos em uma visita para conhecer a infraestrutura de salas e laboratórios das duas unidades da Fundação.

 

 NOVOTEC INTEGRADO


Em fevereiro de 2022, a Fiec, começou a executar o “Novotec Integrado”, um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Centro Paula Souza e a Secretaria de Educação, que tem como objetivo expandir a oferta do ensino técnico profissionalizante aos estudantes das escolas estaduais.


O programa permite que o aluno faça o curso técnico, integrado às aulas e disciplinas do ensino médio, na escola estadual e no mesmo período em que estuda (manhã, tarde ou noite), ao longo dos 3 anos desta etapa escolar. Ao final, o estudante recebe uma habilitação técnica e o certificado de conclusão do ensino médio.


A Fiec é a responsável pela formação técnica de aproximadamente 1.141 jovens, que compõem 39 turmas, de 32 escolas estaduais divididas nas cidades de: Americana, Campinas, Indaiatuba, Itatiba, Jundiaí, Mogi Guaçu, Sorocaba, Sumaré e Hortolândia.


São cinco opções de cursos técnicos (Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Logística Marketing e Recursos Humanos), ofertados de acordo com a demanda do município.

 

  • Redator(es): Wanielly Amorim
  • Release N.º: 602

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba