Quinta dose da vacina contra covid-19 está disponível para idosos a partir de 60 anos com alto grau de imunossupressão

06/06/2022 10:23h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Idosos devem apresentar laudos, receitas ou documentos que comprovem comorbidade

Seguindo o calendário de imunização do Governo Federal, a Secretaria de Saúde liberou a quinta dose da vacina contra covid-19 para idosos a partir de 60 anos com alto grau de imunossupressão. Idosos que se encaixam na lista das comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde, devem se dirigir até o Centro Esportivo de segunda, quarta ou sexta-feira, das 13h às 18h, com laudos, receitas ou documentos que atestem esta condição.

Para esta fase, além de quatro meses desde a aplicação da quarta dose, é necessário o idoso comprovar um desses estados de imunossupressão de alto grau. São eles:

- imunodeficiência primária grave

- quimioterapia para câncer

- transplante de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de medicação imunossupressora

- pessoas vivendo com HIV/Aids

- uso de corticoides em doses maiores que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias,

- autos inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

- pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

- pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

- uso de medicação modificadora da resposta imune – Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe,Ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, Baracitinibe e Upadacitinibe).

A quinta dose da vacina está disponível de segunda, quarta e sexta-feira, das 13h às 18h, no Centro Esportivo do Trabalhador. Os idosos a partir de 60 anos devem levar o cadastro no Minha Vacina, documento com foto e laudos que comprovem o alto grau de imunossupressão.

• Redator(es): Gabriel Beccari