Projeto 100% Saúde abre inscrições presenciais a partir desta quarta-feira na UniMAX

25/05/2022 10:26h

Foto: Divulgação RIC/PMI

O projeto tem foco promover mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida de pessoas com sobrepeso

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba abre novas inscrições para o Projeto 100% Saúde a partir desta quarta-feira (25). Os interessados devem comparecer à UniMAX, munidos de documentação (CIC, RG, Cartão SUS e Comprovante de Vacinação covid-19) às quartas, sempre às 18h para pesagem, medidas antropométricas e preenchimento de questionário. O Projeto 100% Saúde tem como foco promover mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida de pessoas com sobrepeso, obesidade mórbida ou para quem busca ter uma relação mais saudável com a comida.

O tratamento presencial gratuito foi retomado no início do ano com 160 pacientes que já estavam inscritos desde o ano passado. Os encontros contam com palestras e orientações prestadas por uma equipe composta por médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga. O projeto foi remodelado para aumentar a interação entre a academia e a população, com cumprimento de todos os protocolos de biossegurança.

Nos últimos anos do 100% Saúde foram atendidas aproximadamente seis mil pessoas que juntas eliminaram mais de 12 toneladas. O projeto foi criado em 2015 para atender os pacientes com sobrepeso ou obesidade mórbida interessados em fazer reeducação alimentar ou cirurgia bariátrica (de redução do estômago) em busca do bem-estar físico e mental.

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

CIRURGIA BARIÁTRICA

“Os que almejam a cirurgia bariátrica devem seguir as diretrizes da Unicamp para realização do pré-operatório. Após eliminar aproximadamente 10% do peso inicial no Projeto 100% Saúde, os participantes do grupo bariátrico são liberados para continuar seu tratamento com a Unicamp, liderado pelo gastrocirurgião Dr. Elinton Adami Chaim. Lá os pacientes continuarão com o tratamento, assistindo palestras e acompanhando o controle de peso”, explica o educador Ítalo Gomide Alves, diretor do Projeto 100% Saúde.

Na sequência, após a constatação do esforço do paciente atingindo o peso necessário, ele é encaminhado para a cirurgia, momento no qual os familiares são convocados para uma reunião esclarecedora sobre a bariátrica, e o pós-operatório, além de assinarem um Termo de Compromisso e Autorização.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba continuará o tratamento do participante residente de Indaiatuba na Unicamp, ofertando transporte semanal e acesso gratuito aos medicamentos de uso contínuo pós-cirúrgico.

Após acompanhamento mensal pós-cirúrgico na Unicamp, o paciente é liberado para iniciar o processo de cirurgias plásticas reparadoras, também na Unicamp.

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Projeto 100% Saúde – inscrições abertas

Local: Anfiteatro da UniMAX.

Endereço: Portaria 3 da UniMAX - Rua Eurico Primo Venturine, 379 - Jardim Pedroso, Indaiatuba

Atendimentos: todas as quartas-feiras, às 18h

Quem pode participar: portadores de sobrepeso e obesidade mórbida que desejam realizar a reeducação alimentar, cirurgia bariátrica ou a perda de peso.

• Redator(es): Gabriel Beccari