Unidades Básicas de Saúde abrem neste sábado (28) para mutirão de coleta do exame de Rastreio do HPV

25/05/2022 09:06h

Foto: Arquivo RIC/PMI

Vacina contra o HPV, gripe e sarampo também serão aplicadas no dia

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba abrirá todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município neste sábado, dia 28 de maio, das 8h às 16h, para aumentar a cobertura da coleta do exame de Rastreio do HPV, onde as unidades estarão com a agenda aberta e trabalharão com alguns pacientes de segmento atrasado. A vacina contra o HPV, gripe e sarampo também serão aplicadas no dia.

Desde 2017 a Prefeitura de Indaiatuba substituiu o exame tradicional Papanicolau pelo Rastreio do HPV, um exame que é coletado da mesma forma, porém consegue antecipar o diagnóstico do câncer de colo do útero em até 10 anos. O exame leva em média 30 minutos para ser realizado e mulheres de 25 a 64 anos podem fazer.

Todas as 17 unidades de saúde de Indaiatuba estarão abertas para novas coletas e coletas de segmento no sábado, 28 de maio, das 8h às 16h. Mulheres com exames já agendados devem ir no dia e horário definidos.

Na ocasião também será aplicada a vacina contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, a vacina contra a gripe para maiores de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir de 60, profissionais de saúde, segurança e salvamento, transporte coletivo, professores, caminhoneiros, jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com comorbidades. A vacina contra o sarampo também será aplicada em profissionais de saúde e crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos.

• Redator(es): Gabriel Beccari