Administração Municipal inicia preparativos para ação educativa no trânsito

12/04/2022 11:35h

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI
Administração Municipal inicia preparativos para ação educativa no trânsito

Blitz educativa distribuirá equipamentos de segurança para motociclistas

A direção do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) lançou na semana passada o Movimento Maio Amarelo 2022, com o tema “Juntos Salvamos Vidas”. Os preparativos para as ações educativas já começaram em Indaiatuba. Além da parceria com o Observatório, a Administração Municipal, por meio da Autoridade de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública, este ano firmou parceria com a AB Colinas para a Campanha Motociclista na Via. A campanha de conscientização no trânsito será realizado no dia 05 de maio na Praça do Lago e no dia 27 de maio, no estacionamento do início do Parque Ecológico.

A ação em parceria com a AB Colinas consistirá na realização de blitz para a entrega de material informativo para motociclistas, adesivo refletivo para capacete, antena corta pipa e lâmpada de lanterna traseira para casos em que a lâmpada está queimada. A Guarda Civil e o Departamento Municipal de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas darão o apoio à abordagem dos motociclistas, que será realizada pela equipe da concessionária. A AB Colinas disponibilizará material para atendimento a 100 motociclistas, por dia de abordagem.

O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório com por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é usar o mês de maio para colocar em pauta a segurança no trânsito e mobilizar a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em países nos cinco continentes.

Em Indaiatuba, a Prefeitura trabalha a conscientização para um trânsito mais seguro durante todo o ano por meio de uma campanha contínua nas redes sociais, em parceria com o ONSV, que fornece conteúdos e materiais de comunicação relacionados à segurança viária. Esse trabalho também conta com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura).

A cidade foi a primeira do país a receber o selo do Programa Município Laço Amarelo, também criado pelo Observatório em 2017 como forma de reconhecer o engajamento dos municípios nas ações voltadas a promover a segurança no trânsito.

Este ano, a programação do Maio Amarelo em Indaiatuba contará novamente com a tradicional caminhada, que foi suspensa nos dois últimos anos em virtude da pandemia de Covid-19. A data ainda não foi definida.

Campanha Motociclistas na Via

Horário: período da manhã