Na última
sexta-feira (1º), a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de
Relações Institucionais e Comunicação, realizou o treinamento da Central de
Libras na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital Dia. A intérprete
da Icom, empresa desenvolvedora do sistema de tradução, Andréa Venancino,
esteve na parte da manhã na UPA e a tarde no Hospital Dia para realizar a
demonstração e sanar as dúvidas que possam existir no dia a dia.
“Estamos
disponibilizando todo o suporte para que os cidadãos surdos que procurarem as
unidades de saúde possam ser orientados da utilização Central de Libras. Na sexta
feira passada reunimos, nos dois locais, 80 profissionais ligados ao atendimento na
saúde pública do município e vamos ampliar esse treinamento. A pretensão é de
realizarmos mais encontros para que médicos, enfermeiros e todos os
profissionais possam direcionar a pessoa até atendimento final. Os treinamentos
também serão expandidos para outras áreas”, explica a secretária de Relações
Institucionais e Comunicação, Graziela Milani.
Sobre a Central de Libras
No
último dia 24 de fevereiro, a Central de Libras foi expandida para toda a
cidade em setores públicos, comércios, indústrias e de serviços. Indaiatuba é a
primeira cidade do estado a disponibilizar o serviço em setores privados. A
iniciativa promove a inclusão da pessoa surda por meio de mais de 150
intérpretes que realizam a tradução simultânea por vídeo chamada, com a
utilização do aplicativo subsidiado pela Prefeitura.
A
implantação da Central de Libras no município foi idealizada a partir da Lei nº
7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini. A Lei propõe a criação de uma
Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias
Intérpretes para surdos, a Central de Libras.
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