UPA e Hospital Dia recebem treinamento da Central de Libras

Orientações sobre a Central de Libras será ampliado para outras áreas
04/04/2022 11:53h

Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI
UPA e Hospital Dia recebem treinamento da Central de Libras

Na última sexta-feira (1º), a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, realizou o treinamento da Central de Libras na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital Dia. A intérprete da Icom, empresa desenvolvedora do sistema de tradução, Andréa Venancino, esteve na parte da manhã na UPA e a tarde no Hospital Dia para realizar a demonstração e sanar as dúvidas que possam existir no dia a dia.

“Estamos disponibilizando todo o suporte para que os cidadãos surdos que procurarem as unidades de saúde possam ser orientados da utilização Central de Libras. Na sexta feira passada reunimos, nos dois locais,  80 profissionais ligados ao atendimento na saúde pública do município e vamos ampliar esse treinamento. A pretensão é de realizarmos mais encontros para que médicos, enfermeiros e todos os profissionais possam direcionar a pessoa até atendimento final. Os treinamentos também serão expandidos para outras áreas”, explica a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani.

Sobre a Central de Libras

No último dia 24 de fevereiro, a Central de Libras foi expandida para toda a cidade em setores públicos, comércios, indústrias e de serviços. Indaiatuba é a primeira cidade do estado a disponibilizar o serviço em setores privados. A iniciativa promove a inclusão da pessoa surda por meio de mais de 150 intérpretes que realizam a tradução simultânea por vídeo chamada, com a utilização do aplicativo subsidiado pela Prefeitura.

A implantação da Central de Libras no município foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini. A Lei propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para surdos, a Central de Libras.

• Redator(es): Alyne Cervo