No Dia Mundial da Água, Prefeitura e Saae promoveram plantio em afluente do Córrego do Barnabé

Proposta é destacar a importância do Córrego do Barnabé e notabilizar os mananciais
24/03/2022 06:58h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Nesta terça-feira, dia 22 de março para comemorar o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Indaiatuba e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) promoveram um plantio na nascente do Monte Verde, que é um afluente do Córrego do Barnabé, que é o destaque da campanha de valorização dos mananciais deste ano. O plantio foi realizado pelo prefeito Nilson Gaspar, pelo superintendente do Saae, o engenheiro Pedro Claudio Salla, por aproximadamente 70 alunos do 5º ano da EMEB Prof. João Batista de Macedo, além da diretora, coordenador e professoras da escola.

A ação contou com o apoio da equipe do Saae, responsável pelo monitoramento e recuperação de nascentes, no fornecimento das mudas e preparo do espaço e da Guarda Civil de Indaiatuba na condução dos alunos com segurança até o local do evento. Os alunos também entregaram uma atividade feita em sala de aula demonstrando através de desenhos seu compromisso e compreensão da importância da água em suas vidas.

Foram plantadas 75 mudas de espécies nativas como Ingá, Mirindiba, Pau Viola, Ipê Rosa, Ipê Amarelo e Aroeira espécies que vão contribuir para a perenidade da nascente pois a vegetação nativa cumpre a função de proteger os rios e reservatórios de assoreamentos, evitar transformações negativas nos leitos, garantir o abastecimento dos lençóis freáticos e a preservação da vida aquática.

O tema da Campanha este ano é “Valorizar a Água é Preservar a Vida”, e a intenção é mostrar à população a necessidade da consciência ambiental e a preservação e proteção dos recursos hídricos do planeta e contar um pouco da história do Córrego do Barnabé, que em seus 11 quilômetros de extensão, atravessa todo o Parque Ecológico, que completa 30 anos, e desagua no Rio Jundiaí.

QRCode

Para a divulgação a Campanha o departamento de Comunicação do Saae desenvolveu uma cartilha sobre o Córrego que estará disponível digitalmente nas peças publicitárias e mídias sociais da autarquia, através de um QRCode (código de resposta rápida). Com isso, o material institucional poderá ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares. A ideia do QR Code vem de encontro com a proposta do Saae com relação ao meio ambiente, procurando soluções eficientes e sustentáveis para informar sem necessidade de utilizar papel.
  • Redator(es): Marco Matos - DCS