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Prefeito reúne surdos e intérpretes para apresentação da Central de Libras

  • Publicação: 24/02/2022 14:40h
  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 187

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Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

Na noite desta quarta-feira (23) o prefeito, Nilson Gaspar, recebeu no gabinete pessoas surdas, intérpretes e secretários municipais para apresentar o funcionamento da Central de Libras que começou a funcionar hoje em toda a cidade. O evento contou com a presença da secretária de Relações Institucionais, Dra. Graziela Milani; secretário de Administração, Luiz Henrique Furlan; secretário de Assistência Social, Hélio Ribeiro; Vereadora, Silene Carvalini, Coordenadora de Operações da Icom, Andréa Venancino e as Intérpretes de libras, Débora Ciriaco e Bruna Terto.

Na ocasião, a representante da Icom, empresa contratada para fazer a triangulação entre surdos e intérpretes, explanou como utilizar a Central de Libras por meio do aplicativo, Qr code e através do ícone disponível no site da Prefeitura. Ainda esclareceu dúvidas sobre o acesso ao serviço que surgiram durante a reunião. A Central já está disponível, a partir de hoje, nos setores públicos, comércios, indústrias e de serviços.

O prefeito, Nilson Gaspar, relatou a importância da inclusão e destacou que o serviço não terá custos para o munícipe. “A central de Libras trará mais liberdade e independência aos surdos. Através da tecnologia, vamos poder proporcionar a comunicação por meio de libras em todos os lugares da nossa cidade. A prefeitura subsidiará os custos, portanto não será debitado o valor do pacote de dados do usuário. A prefeitura pensou em todos os detalhes para que esse serviço seja viável a toda a população”, explica.

Para acessar a Central de Libras a pessoa deve ativar o serviço 3g, porém durante o uso não será descontado nenhum valor. Além disso, o aparelho deve estar com acesso ao som, áudio e câmera ativados para que o atendimento seja realizado da forma correta. Segundo a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani, a ampliação vai permitir a comunicação em qualquer horário e local. “ Agora, a pessoa surda pode utilizar da Central de libras em comércios ou serviços que precisar, sem se preocupar com horário. Conta com mais de 150 intérpretes e a tradução é realizada de forma simultânea, sendo disponibilizada 24 horas por dia, durante a semana e finais de semana”, relata a secretária.

Como usar

Para usar a Central de Libras, basta baixar o aplicativo da Icom, disponível para iOS e Android, ou apontar a câmera do celular para o QR Code disponível em cartazes distribuídos aos estabelecimentos, é necessário habilitar microfone para a video chamada. Os materiais também podem ser solicitados na Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação pelo telefone 3834-9398 ou pelo WhatsApp 9 9773-4701.

O link mostra como é fácil acessar a Central de Libras:https://youtu.be/jO_TRq_wcOY



Sobre a Central de Libras

A implantação da Central de Libras no município foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini. A Lei propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para surdos, a Central de Libras.




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