Alunos das escolas municipais iniciam o ano letivo nesta terça-feira (8)

Aulas estão acontecendo no formato presencial obrigatório
08/02/2022 16:47h

Foto: Leonardo Cruz -PMI
Alunos das escolas municipais iniciam o ano letivo nesta terça-feira (8)

Os alunos da Rede Municipal de Indaiatuba iniciaram nesta terça-feira, dia 8 de fevereiro, as aulas do ano letivo de 2022. Seguindo o Plano SP as aulas estão acontecendo no formato presencial obrigatório, com o objetivo de garantir o acesso e a frequência dos estudantes da Educação Básica à unidade escolar.

Para este ano a Secretaria de Educação adquiriu o Sistema Sesi de Ensino, o qual prevê material didático para os alunos e profissionais, além de capacitação presencial e on-line para professores, gestores e técnicos das 44 unidades escolares. O convênio beneficiará mais de 20 mil alunos e contou com o investimento de R$ 4.399.704,26.

Cada aluno, de acordo com o nível que estuda, receberá ainda este mês o kit contendo os livros didáticos e material escolar. As crianças do 1º e 2º anos também receberão um material de apoio para a alfabetização. Já os professores receberão o Livro do Professor com orientações didáticas para a prática em sala de aula.

Em concordância com a resolução nº 9, de 28/01/2022, do Governo do Estado de São Paulo, a entrega do comprovante de vacinação da Covid-19 ou do atestado médico da contraindicação para esta vacina é obrigatória até 60 dias após a segunda dose, o que deve acontecer no segundo bimestre. Ainda segundo a exigência estadual, as escolas terão que informar ao Ministério Público e Conselho Tutelar quem não entregou os documentos solicitados. A Secretaria de Educação de Indaiatuba ressalta que a não vacinação não impedirá o ingresso do aluno à sala de aula.

As escolas municipais estão seguindo um rigoroso protocolo de biossegurança aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Educação, de acordo com as deliberações do Plano SP. O uso de máscara e garrafa individual de água são obrigatórios. Todas as unidades possuem dispenser de álcool em gel na entrada e em todas as salas de aula para a higienização frequente das mãos. A limpeza das áreas comuns acontecerá várias vezes ao dia. Alunos e profissionais com qualquer sintoma gripal não devem ir à aula presencial e a unidade escolar deve ser comunicada.

Contato com a escola

As famílias devem manter um contato de WhatsApp ativo com a escola em que o filho está matriculado, pois todas as informações pertinentes à vida escolar do aluno serão passadas por este canal de comunicação. Dúvidas podem ser esclarecidas nas próprias unidades escolares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou na Secretaria de Educação pelo telefone 3801-9191.

Reformulação das salas de aula

A Administração Municipal promoveu em 2021 uma reformulação nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino. O investimento superou R$ 60 milhões, que incluíram a implementação de diversas ferramentas tecnológicas, tais como: notebooks para os professores, tablet com internet para os alunos e kit com projetor interativo, lousa digital e computador com internet. Também foram comprados climatizadores para proporcionar um ambiente mais confortável para as crianças e servidores. A Secretaria de Educação ainda adquiriu o Sistema Sesi de Ensino e contratou a formação Transformação Digital Google For Education para os professores.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi