A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Indaiatuba apresenta novo protocolo de testagem para COVID-19 frente escassez de insumos para produção dos testes

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alerta para o uso racional de testes para COVID-19
20/01/2022 10:25h


Foto: Divulgação RIC/PMI
Indaiatuba apresenta novo protocolo de testagem para COVID-19 frente escassez de insumos para produção dos testes

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba emitiu um novo protocolo de testagem para COVID-19 na tarde desta quarta-feira (19), acatando a recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Sociedade Brasileira de Infectologia, que alertam quanto ao uso racional dos testes, pelo fato da escassez de insumos para a produção.

Considerando o aumento significativo de casos positivos para COVID-19 em todo território nacional, a falta de profissionais de saúde pelo enorme número de pessoas afastadas por síndromes respiratórias e pela falta de testes diagnósticos disponíveis no mercado, a Secretaria de Saúde emitiu novas diretrizes de testagem no município.

Os testes de Antígeno serão priorizados, neste momento, apenas para:

- Gestantes e Puérperas

- Profissionais de saúde e segurança pública

- Pacientes que necessitem de assistência hospitalar (casos graves)

Para o público em geral, será realizado diagnóstico apenas por critério clínico epidemiológico, considerando o histórico de contato próximo ou domiciliar nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas com pessoas confirmadas para COVID-19.

Os testes de Antígeno para COVID-19 estão indicados para pacientes sintomáticos respiratórios graves com até 7 dias de sintomas, as coletas serão realizadas na Unidade Básica de Saúde, conforme solicitação médica (Telemedicina/UPA/Haoc/UBS).



As coletas agendadas até 21 de janeiro, bem como os exames já solicitados deverão ser mantidos. O laudo será fornecido ao paciente logo após a coleta. Não será necessário realizar o teste de detecção do SARS-CoV-2 para suspender o isolamento.

  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 57

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba