Relações Institucionais

 

Notícias

Em ano de retorno ao presencial, balanço da Cultura destaca editais e eventos virtuais

  • Publicação: 22/12/2021 09:24h
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1543

Foto

Foto: Fábio Alexandre RIC/PMI

Em 2021, a Secretaria Municipal de Cultura manteve seus principais projetos em atividade e promoveu festivais e editais em formato online, até o segundo semestre, quando os primeiros eventos presenciais foram realizados. Criou novos eventos, como a Semana da Consciência Negra e a Música no Bosque, e passou a comandar o Departamento de Preservação e Memória, assumindo polos culturais como o Casarão Pau Preto e o Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’, além do Museu Ferroviário de Indaiatuba, que foi revitalizado e ganhou o PIT – Ponto de Informação Turística.

“A Secretaria de Cultura trabalhou intensamente durante o ano de 2021 para manter e ampliar os projetos do nosso calendário, no intuito de auxiliar os artistas locais e oferecer atrações de qualidade à nossa população”, conta a titular da pasta, Tânia Castanho. “Criamos novos eventos e também assumimos o Departamento de Preservação e Memória, transformando a Casa da Memória, o Casarão Pau Preto e o Museu Ferroviário em polos culturais mais próximos da população”.

Após o planejamento das atividades em janeiro, o calendário foi aberto em fevereiro com o início da temporada de concertos virtuais da Orquestra Sinfônica, Corporação Musical Villa-Lobos e Camerata, além do lançamento da Pesquisa de Intenção para montagem das Oficinas Culturais. No total, foram oferecidas 36 oficinas de diversas modalidades e faixas etárias e 3.500 vagas.

Em março, foram iniciadas as obras de revitalização do Museu Ferroviário e Indaiatuba recebeu a Virada SP Online com 20 atrações, sendo 16 locais. Também foi realizada a reorganização estrutural da extinta Fundação Pró-Memória, que se torna o Departamento de Preservação e Memória, sob comando da Secretaria Municipal de Cultura. O mês terminou com o Ação Mulher Virtual, reunindo informação sobre o programa Caminho das Rosas e atrações musicais.

Em abril, tiveram início as inscrições para o 2º Pocket Cultural Virtual e o 29º Maio Musical Virtual, que contou com 38 atrações locais. Também em maio, foram disponibilizados à população os materiais produzidos por artistas locais para a Lei Aldir Blanc, na internet e em espaços públicos. Fechando o mês, o Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ participou da 19ª Semana Nacional de Museus.

Oficinas

Junho recebeu a primeira edição do Show de Mágicos de Indaiatuba, com cinco shows disponibilizados no portal Cultura Online para toda a população. As inscrições para as Oficinas Culturais tiveram início. Em julho, aconteceu mais um Festival de Inverno, com seis concertos apresentados virtualmente. A cidade teve ainda cinco projetos aprovados na edição 2021 do Revelando SP Online e a sexta edição da Mostra de Artes Cênicas de Indaiatuba reuniu 12 espetáculos online.

Em agosto, 100 trabalhos em vídeo foram contemplados e disponibilizados no Cultura Online dentro do 2º Pocket Cultural. As Oficinas Culturais retornaram com aulas presenciais em diversos polos e o Museu Municipal foi reaberto à população, seguindo todos os protocolos de saúde.

As inscrições para o 19º Festival de Rock Virtual, 3º Festival de Música Instrumental e 2º Encontro Musical de Indaiatuba tiveram início em setembro, mesmo mês que a Secretaria de Cultura lançou edital para aplicação de saldo remanescente da Lei Aldir Blanc.

Em outubro, o Museu Municipal abriu inscrições para Workshop de Mangá e as 20 vagas foram rapidamente preenchidas. As 12 bandas finalistas do Festival de Rock foram anunciadas, enquanto a pré-inscrição para o 7º Salão de Artes Visuais foi aberta, assim como as inscrições para o 17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo - Nova Geração.

Atração que se tornou tradição em Indaiatuba, a rotatória em frente ao Paço Municipal recebeu a iluminação de Natal no início de novembro e na sequência, os itens decorativos ganharam diversos pontos pela cidade. O Casarão Pau Preto recebeu a primeira edição da Semana da Consciência Negra, com diversas atrações, e o Bosque do Casarão foi palco do Rock Sinfônico, concerto presencial apresentado pela Orquestra Sinfônica com as cantoras Amanda Wohl, Camila Foroni e Débora Alvarenga.

A banda Insone foi eleita vencedora do Festival de Rock Virtual de Indaiatuba 2021, enquanto os vencedores e integrantes da comissão julgadora do 3º Festival de Música Instrumental foram divulgados. Por fim, a Cultura revelou ainda os 40 trabalhos selecionados para a aplicação do saldo remanescente da Lei Aldir Blanc.

Dezembro trouxe novidades, com a primeira edição do Música no Bosque, com shows de Alien Groove, Radiola Acústico e Koringa, e do Natal no Teatro, com cinco espetáculos de grupos teatrais locais com entrada franca. Os vencedores do 17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo e 7º Salão de Artes Visuais foram divulgados, com a abertura da exposição dos trabalhos. Fechando o mês, a Prefeitura de Indaiatuba entregou a revitalização do Museu Ferroviário e inaugurou o PIT - Ponto de Informação Turística.

Para 2022, muitas novidades serão anunciadas. “A Cultura começa o novo ano com muita força e repleta de boas novas. Vamos celebrar os 30 anos do Parque Ecológico e do Maio Musical, assim como os 20 anos do Festival de Rock”, lembra Tânia. “Projetos e eventos inéditos estão sendo preparados com muito carinho para a população e para nossos artistas”.

Caminho das Rosas

Lançado em setembro de 2018, o programa Caminho das Rosas é uma rede de atenção para que mulheres em situação de risco ou violência consumada possam encontrar apoio especializado. “Neste ano, alcançamos grandes conquistas como a revitalização da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a chegada do delegado Adriano Carpino Prado”, afirma Tânia Castanho, idealizadora do programa.

Em conjunto com as secretarias de Saúde, Segurança, Cultura, Esportes e Assistência Social, o programa oferece treinamentos, visando o atendimento e acolhimento destas mulheres. Até o dia 15 de dezembro, o Caminho das Rosas registrou 322 atendimentos e 70 prisões em flagrante, sendo que a maioria das ocorrências foi registrada aos finais de semana e nos períodos das 18h às 21h e das 21h às 0h.

Lançado em 2020, o aplicativo S.O.S. Caminho das Rosas ganhou uma versão para iOS e atualmente conta com 140 instalações e 26 acionamentos. A ferramenta é voltada para mulheres que possuem medidas protetivas, número que chega a 277 em Indaiatuba. “É preciso enaltecer o trabalho desenvolvido pela Guarda Civil, em parceria com a Polícia Militar e outros setores da segurança pública. Ainda há muito a se fazer, mas estamos no caminho certo”, destaca Tânia.


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba