A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Segurança Pública de Indaiatuba destaca em balanço de 2021 a Base Avançada do Campo Bonito e a parceria com o Detecta SP

Neste ano também estão em treinamento 15 aspirantes da 17ª turma GCI e chegaram 19 novas viaturas
16/12/2021 10:43h


Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI
Segurança Pública de Indaiatuba destaca em balanço de 2021 a Base Avançada do Campo Bonito e a parceria com o Detecta SP

A Segurança Pública de Indaiatuba ressalta em balanço de 2021 a implantação da Base Avançada da Guarda Civil do Campo Bonito e a parceria com o Detecta, que é o sistema de monitoramento do Governo do Estado de São Paulo, com o COI (Centro de Operações e Inteligência) do município. Neste ano também estão em treinamento os 15 aspirantes da 17ª turma GCI e chegaram 19 novas viaturas, os quais contribuem para o reforço do patrulhamento preventivo da cidade. O projeto Vizinhança Solidária, outra ação importante da pasta, retomou com as reuniões para novas células após a flexibilização das medidas de combate ao Covid-19.

Em agosto de 2021, com o projeto da Segurança Pública, “Integração COI x Vizinhança Solidária”, Indaiatuba ficou em segundo lugar entre os 32 cases classificados das 723 práticas inscritas no Programa Parcerias Municipais. No ano anterior, na mesma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, o município já havia conquistado o convênio de R$ 350 mil pela melhor performance em promover ambientes menos suscetíveis a roubos. Já no final deste ano Indaiatuba venceu a categoria Top 3 do Programa Parcerias Municipais, apresentando os melhores resultados e mais engajados nas três áreas prioritárias: segurança, educação e saúde, no grupo acima de 100 mil habitantes. A melhor colocação rendeu R$ 700 mil em convênio para infraestrutura urbana.

O prefeito Nilson Gaspar ressaltou que há mais de 10 anos a Segurança Pública de Indaiatuba vem utilizando o emprego de alta tecnologia com a valorização e treinamento de qualidade aos guardas, equipamentos de ponta e integração entre forças de Segurança para a prevenção e combate à criminalidade. “Com estes pilares os resultados apareceram desde o início e têm se consolidado com o passar tempo. Vamos continuar inovando para avançar ainda mais, mantendo Indaiatuba nos mais altos patamares, sendo o que já é hoje, uma referência em Segurança Pública para o Estado, o País e até mesmo para o exterior”.

Para o secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Sandro Bezerra Lima, o reconhecimento de Indaiatuba em segurança é resultado do trabalho contínuo da Administração Municipal, que nas duas últimas duas décadas tem focado exclusivamente na qualidade de vida da população. “Em Indaiatuba temos investido continuamente em tecnologia, equipamentos, sistemas de inteligência e treinamento do efetivo da nossa Guarda Civil. O município também trabalha em parceria com as polícias Militar e Civil e essa integração das forças tem ajudado muito a manter bons índices. Estar entre os melhores municípios do em Segurança, é consequência de muito trabalho e planejamento a longo prazo”, justificou Lima.

Base Avançada da Guarda Civil no Jd. Campo Bonito

Em agosto foi inaugurada a Base Avançada da Guarda Civil no Jd. Campo Bonito, mais um compromisso assumido e cumprido pelo prefeito Nilson Gaspar. O local conta com um guarda 24 horas para atender a população presencialmente, além de uma viatura para patrulhamento da região para prevenção a furto, roubo e tráfico de drogas.

Detecta

Em 2021 a Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba assinou uma importante parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O município, através do COI (Centro de Operações e Inteligência), tem acesso ao Detecta, que é o sistema de monitoramento do Estado de São Paulo. Com este convênio o município recebe todas as informações deste sistema e consegue controlar a entrada e saída de veículos na cidade.

O Detecta é um sistema inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, composto pelo monitoramento através do uso de câmeras, combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina, integrando ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

Vizinhança Solidária

Em 2021, devido a pandemia, as reuniões do projeto vizinhança solidária foram suspensas. No fim do ano, com a flexibilização das medidas de combate ao Covid-19 e tomando todos os cuidados necessários, a Guarda Civil, junto com o Conseg, a Polícia Militar e a Polícia Civil, voltou a realizar a reuniões de implantação das células. Foram inseridas quatro novas células neste ano, totalizando 87 células no Programa Vizinhança Solidária em Indaiatuba.

Seguindo as mesmas diretivas do projeto Vizinhança Solidária, a secretaria de Segurança Pública implementou em 2020 o projeto Comerciantes Solidários. Foram criados grupos de whatsapp dos centros comercias da avenida Ário Barnabé, Cecap e rua João Martini.

Neste ano o projeto Vizinhança Solidária e Comércio Solidário ganharam um reforço que tem feito a diferença na agilidade dos atendimentos à população. O COI passou a fazer parte dos grupos de emergência do programa, dessa forma sempre que alguém no grupo avisa algo suspeito, o Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil imediatamente informa a viatura mais próxima do local da ocorrência para averiguar o chamado. Esta medida auxiliou no tempo resposta das viaturas da Guarda Civil na averiguação de atividades suspeitas e com isso os resultados têm sido muito positivos, com grande diminuição da criminalidade onde as células são implantadas.

17ª Turma da Guarda Civil

A formação iniciou em julho de 2021. O curso é composto por mais de 800 horas/aulas. A grade curricular é ministrada pela Divisão de Ensino e Treinamento da Guarda Civil e conta 35 instrutores. O conteúdo é dividido em nove módulos dentro das disciplinas exigidas pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), como Direito, Legislação Penal, Técnicas Operacionais, Disciplina e Hierarquia, Armamento e Tiro, entre outras. Após a formação os 15 aspirantes serão incorporados à tropa e iniciarão o patrulhamento no município.

Corporação

A Guarda Civil é composta por 315 agentes e 63 viaturas, sendo 40 carros e 23 motos que são utilizados pelo patrulhamento setorial, e os grupos especiais ROMI (Ronda Ostensiva com Motocicletas de Indaiatuba), GAM (Grupo Ambiental), GAP (Grupo de Ações de Policiamento Especial) e Canil.

Novas viaturas, Armamento e Proteção

A Administração Municipal entregou em 2021 19 novas viaturas para a Guarda Civil, sendo oito viaturas modelo Duster, três viaturas modelo Oroch, quatro motos XRE 300, duas motocicletas CB500X e uma Hilux SW4 que serão utilizadas para o patrulhamento preventivo, além de um caminhão com cesto aero para a equipe de manutenção tecnológica do COI (Centro de Operações e Inteligência).

Também foram adquiridas seis carabinas CTT.40 e aberto um processo de licitação para a compra de duas espingardas calibre 12, 16 mil munições calibres 380, .40 e 9mm, 150 sprays com agente incapacitantes e 10 granadas de som e luz para utilização em casos de controle de distúrbio civil

A Secretaria de Segurança Pública também está licitando nove lanternas táticas para as carabinas .40, 110 coletes balísticos, 24 armas de airsoft para treinamento e 20 novas pistolas calibre 9mm.

Cursos de Qualificação



A Secretaria de Segurança Pública ofereceu durante o ano cursos de qualificação na área de segurança para os funcionários. Todos os agentes passaram por cursos de requalificação, oferecidos pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) com duração de 80 horas. Outros 13 cursos também foram oferecidos, somando mais de 5 mil horas de instruções.

COI

O COI (Centro de Operações e Inteligência) possui equipamentos de última geração para monitoramento e fiscalização de nossa cidade, como Câmeras Dome, que giram 360 graus e possuem zoom de grande alcance para acompanhar situações suspeitas e orientar as ações da Guarda Civil.

Em 2021 foi assinado um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, o qual permiti a interligação do Detecta ao COI. Agora o Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil recebe alertas e informações de todos os veículos cadastrados pelas Policias Civil e Militar no sistema em todo o Estado de São Paulo. Até dezembro mais de 148 milhões de passagens veiculares foram registradas na cidade.

Monitoramento

O COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil de Indaiatuba é responsável pelo monitoramento urbano e veicular na cidade. Hoje Indaiatuba conta com 323 câmeras de monitoramento urbano e veicular, além de 950 câmeras do projeto câmera cidadã, 48 câmeras policias utilizadas pelos Guardas Civis e 10 câmeras instaladas nas viaturas.

Em 2021 foram instaladas nove novas câmeras de monitoramento na cidade: uma no Campo Bonito, seis na Vila Bergamo, e duas no Jardim Santorini.

Reforma

Acompanhando o aumento do efetivo de agentes e pensando no bem-estar de todos, em 2021 a Secretaria de Segurança Pública iniciou a reforma do COI. Após a reforma, o prédio que abriga o Centro de Operações e Inteligência irá contar com uma ampla cozinha que irá acomodar o maior número de funcionários, estacionamento de motos coberto, nova sala desenvolvida especialmente para o sistema do gerador de energia e um estúdio para o setor de Comunicação Social da Guarda Civil.



Rede de Rádio e GPS



Para melhorar a comunicação entre o Centro de Operações e as Viaturas, em 2021 a Secretaria de Segurança Pública realizou a troca das repetidoras, ampliação de cobertura e atualização da rede de rádio da Guarda Civil. O atual sistema opera com nova tecnológica, o qual garante maior cobertura da rede de rádios e mais sigilo na comunicação. Neste ano também foi colocado em funcionamento novo sistema de GPS das viaturas. Com estes equipamentos os operadores do COI conseguem verificar a localização da viatura em tempo real, com uma taxa de atualização superior a do sistema antigo, o que garante um melhor gerenciamento da frota e um atendimento mais rápido à população.

Aplicativos

Em 2021 o aplicativo S.O.S. Caminho das Rosas, lançado para Android em 2020, ganhou uma versão para IOS. O aplicativo faz parte do Programa Caminho das Rosas, destinado a mulheres que possuem medidas protetivas. Quando a vítima estiver em uma situação de emergência, basta a mulher acionar o app, que imediatamente o COI irá receber sua localização em tempo real e uma viatura será enviada ao local.

Este ano também entrou em funcionamento a primeira fase do aplicativo desenvolvido para os celulares embarcados nas viaturas. Agora os guardas civis terão acesso a diversas ferramentas on-line, como emprenho de deslocamento, abertura de ordem de serviço, consulta de atendimento entre outras, o que irá agilizar o trabalho do dia a dia.



Câmeras policias



Desde 2019 a Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba vem implementado câmeras em seus agentes. Em 2021 foram adquiridas mais 12 câmeras, totalizando 48, as quais são acopladas nos coletes balísticos dos Guardas Civis. Em 2020 foi dado início ao projeto de instalação de câmeras nas viaturas, que gravam todo o patrulhamento. Em 2021 foi iniciado um processo de licitação para a aquisição de mais 16 câmeras policiais e 15 câmeras para viaturas.

Upgrade

Em 2021 o COI iniciou um processo de licitação de 2 novos servidores e 25 novas câmeras de monitoramento veicular. A compra de novos equipamentos vem de encontro a necessidade de expansão do monitoramento devido ao crescimento da cidade.

DIN

Todas as informações e imagens processadas pelos sistemas de monitoramento urbano e veicular do município são analisadas diariamente pela Divisão de Inteligência da Guarda Civil de Indaiatuba. A equipe promove os primeiros levantamentos e encaminha relatórios para a Polícia Militar e para o setor de investigação da Polícia Civil.

Em 2021 a ações da Divisão de Inteligência da Guarda Civil possibilitaram a prisão de 29 pessoas, o indiciamento de outras 13 e a abordagem de 73 veículos envolvidos em algum tipo de ação criminosa na cidade.

Nos 13 anos da implantação da Divisão de Inteligência, foram realizadas 1.540 ações, 477 pessoas presas em flagrantes, 464 indiciadas e com 1.006 veículos de suspeitos apreendidos.

Essas ações e prisões, muitas delas de quadrilhas, só foram possíveis devido ao uso da tecnologia e inteligência, os quais são determinantes para a queda dos índices de criminalidade de Indaiatuba.

O Índice de Criminalidade de janeiro a outubro emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo aponta que Indaiatuba obteve uma redução 20,23% no número de roubos e 11,59% no número de furtos e roubos de veículos em relação ao mesmo período de 2020.



Crim



A Central Regional de Inteligência e Monitoramento foi criada em Indaiatuba, no ano de 2012. A iniciativa possibilita a integração de informações em tempo real entre as 29 cidades parceiras. Diariamente a Crim registra mais de 3,5 milhões de passagens veiculares.



Ocorrências

Confira os números da Guarda Civil de Indaiatuba até 1 de dezembro: 389 pessoas foram presas em flagrante; 16 menores de 18 anos apreendidos em flagrante; 33.671 porções de drogas apreendidas, que somam mais de 90 quilos; 13 armas/simulacros foram apreendidas e 48 foragidos da justiça foram recapturados.

Operações de Policiamento

A Guarda Civil realizou neste ano mais de dez mil operações de policiamento específicas, como: operações saturação e patrulhamento focado, apoio a operações da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, entre outras.

Veículos

Em 2021 a Guarda Civil realizou a remoção e apreensão de 252 veículos. Essas apreensões foram de competência municipal e deste montante 47 foram relacionadas a Lei 6.297/14, a qual proíbe o funcionamento de equipamentos de som em veículos / perturbação do sossego público.

Atendimento 153

O Coade (Centro de Operações, Atendimento e Despacho) atende diariamente as ligações da população e encaminha os chamados para as viaturas no atendimento das ocorrências. Os operadores possuem treinamento especifico e estão aptos para o pronto atendimento e primeiras orientações. Até 1º de dezembro, foram registradas 70.417 ligações de emergência para o 153.

Canil



O Canil da Guarda Civil conta com cinco cães, cuja a principal função é combater o tráfico de drogas. Lilo é o Golden Retriver, que atua como DogShow em apresentações da Guarda Civil. Zoe, Zeus, Duke e Bolt são cães da raça Pastor Belga Malinois, os quais atuam em situações de proteção e faro.



Defesa Civil

A Defesa Civil de indaiatuba é acionada por meio do 153 da Guarda Civil e atua diante de situações de desastres naturais. O setor apoia a população em ações emergenciais e para isso conta com apoio de um Plano de Chamada.

Em 2021 foram realizados 84 combates a incêndios e 20 retiradas de árvores das vias públicas após tempestades ou com risco de queda. Também foram feitas capturas e reinserção de 43 animais ao habitat natural. Neste ano foram comprados um soprador, uma motosserra, uma bota e um macacão de combate a incêndio, investimentos de mais de R$4.000,00

As principais ações da Defesa Civil neste ano foram: Operação Férias, que fiscaliza e conscientiza o do uso do cerol; Operação Verão; Operação Estiagem e Meteorologia Unesp; inserção diária do boletim e índices de umidade, velocidade do vento, pluviometria e U.V. e alertas meteorológicos quando necessário.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi / Eduardo Turati
  • Release N.º: 1529

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba