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Balanço da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação destaca desafios da pandemia e novos canais de comunicação

  • Publicação: 15/12/2021 15:55h
  • Redator(es): Alyne Cervo / Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 1527

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Foto: Divulgação/RIC-PMI

O balanço da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação traz a implantação da Central de Libras e da Rádio Educ como as principais novidades de 2021. A pasta teve um papel fundamental no trabalho de orientação da população para o enfrentamento e controle da pandemia de Covid-19, com ações efetivas de comunicação e fiscalização. Em um ano a Secretaria ainda registrou 16 mil atendimentos a solicitações de munícipes encaminhados por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

No fechamento dos trabalhos de 2021 foram contabilizados 542 boletins Covid-19, com informações atualizadas diariamente sobre a situação do município em relação à doença, incluindo número de casos, internações, óbitos, exames e ocupação de leitos hospitalares. A Secretaria também reforçou o trabalho contra as fake news envolvendo a pandemia com a aba “Fato ou Boato”, que foi disponibilizada no site da Prefeitura com o objetivo de esclarecer sobre notícias falsas relacionadas ao assunto. Para complementar, foram realizadas mais de 40 Lives desde janeiro deste ano com esclarecimentos sobre fechamento e abertura de comércios e escolas, fiscalização, situação de ocupação de leitos, vacinas e regras de flexibilização do Plano São Paulo. Tudo isso somado ao trabalho de orientação por meio das redes sociais da Prefeitura.

Para a titular da pasta, Dra. Graziela Milani, os desafios impostos pela pandemia exigiram muito de toda a equipe de Comunicação e, mesmo assim, foi possível inovar e buscar novas formas de ampliar a proximidade do poder público com os munícipes. “Mesmo já fazendo uso das principais ferramentas de comunicação disponíveis, estamos sempre buscando novas formas de aproximar ainda mais a Prefeitura e a população. Este ano, lançamos a Rádio Educ com a proposta de levar a informação de serviços públicos onde o munícipe está, de forma simples e eficiente”, explicou. “Entendemos que a comunicação pública precisa ser o mais abrangente possível e, dessa forma, aceitamos o desafio proposto pelo prefeito Nilson Gaspar de levar a acessibilidade além da arquitetura dos prédios públicos. Foi assim que implantamos o projeto da Central de Libras que desde julho tem nos auxiliado no atendimento à pessoa surda que busca os serviços públicos”, acrescentou.



Rádio Educ

A Rádio Educ foi ao ar pela primeira vez no dia 23 de fevereiro, com o objetivo de levar até a população todas as informações oficiais da Prefeitura, fundações e autarquias municipais. Na programação, além das notícias, a rádio conta com uma programação musical de estilos variados e intervalos com spots, que são pequenos anúncios de ações e serviços realizadas pela Prefeitura.

A transmissão é diária em seis pontos de áudios espalhados pela cidade: nas praças Dom Pedro II, Prudente de Moraes, Rui Barbosa e Praça do Cato, no Ponto Cidadão, Boulevard da Cecap e no Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto”. Além disso, as pessoas podem ter acesso ao conteúdo por meio do link disponível no site oficial da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br .

O Jornal Fatos vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h30 até 12h, com informações e entrevistas ligadas ao setor público ou entidades parceiras. Também é transmitido por Live no Facebook Oficial da Prefeitura.

Em dez meses de funcionamento, o assunto mais abordado na Rádio Educ foi sobre a Covid-19, com notícias relacionadas a boletins informativos e sobre o calendário de vacinação.



Central de Libras

No mês de julho a Secretaria de Relações Institucionais implantou a Central de Libras, idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini, que propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para surdos, a Central de Libras.

No período de quase cinco meses da implantação da Central, acessaram o serviço 297 pessoas, destas, 121 foram atendidas e as 176 restantes desistiram do atendimento antes de ser completado.

O prefeito Nilson Gaspar explicou que a Central de Libras já estava no Plano de Governo e a concretização do projeto foi um passo importante para a inclusão em todo o serviço público e na cidade como um todo. “Este ano conseguimos implantar a Central de Libras que traz acessibilidade à pessoa surda. Antes, esses munícipes precisavam andar acompanhados para todos os lugares e, agora, basta baixar o aplicativo da ICOM ou apontar a câmera do celular para o QR Code estampado um dos cartazes espalhados na Prefeitura ou na cidade, que terão a possibilidade de serem atendidos por um dos 150 intérpretes disponibilizados. A tradução é feita de forma simultânea e está disponível 24 horas por dia”, informou o prefeito.



Canais de Comunicação

Em 2021 foram respondidas mais 16 mil pessoas que entraram em contato com a Prefeitura com alguma demanda. Por meio do e-mail indaiatuba@indaiatuba.sp.gov.br foram realizados 4.047 atendimentos. Já no E-Sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), que é um sistema web que centraliza todos os pedidos de informação amparados pela Lei de Acesso à Informação - nº 12.527/2011, os registros foram de 184 solicitações. Pelo telefone 0800-770-7702 muito utilizado pela população que precisa tirar dúvidas, fazer alguma reclamação ou solicitar algum serviço, foram atendidas um total de 6.290 pessoas.

O Facebook da Prefeitura de Indaiatuba registrou 722 pedidos oficiais e, nos últimos 12 meses, entraram em contato via WhatsApp 5.006 munícipes.



Interações em redes sociais

A página do Facebook da Prefeitura de Indaiatuba conta com 105.487 seguidores. Só neste ano foram registradas cerca de 1,3 milhões de interações, que envolvem curtidas, compartilhamentos e comentários nas postagens no feed de notícias, também conhecida por linha do tempo. As 1.500 postagens do Facebook geraram 86.123 mil comentários.

Outra rede social de destaque utilizada para levar informação para a população é o Instagram da Prefeitura (@prefaindaiatuba), hoje com mais de 76 mil seguidores. Só neste ano foram publicados 3.417 stories com um total aproximado de 21,2 milhões de interações. Foram 1.583 postagens com um total de 615 mil interações.

O Youtube foi outra ferramenta que obteve grande destaque no trabalho de comunicação da Administração Municipal. Com 5.375 inscritos, os 550 vídeos publicados totalizaram 88,9 mil visualizações. Ao todo, em 2021 foram cerca de 5 mil horas de visualizações.



Assuntos mais buscados no site

Com a pandemia, o acesso à informação foi e continua sendo prioridade para sanar as dúvidas da população, a fim de orientar de forma correta e eficiente. Este ano foram registradas mais de 6,4 milhões de visitas no site da Prefeitura – www.indaiautba.sp.gov.br. De todos os atendimentos realizados até agora, o assunto sobre a “vacinação” foi o mais buscado pela população, tendo como os principais focos da pesquisa o plano municipal de vacinação, calendário de vacinação e o cadastro na plataforma Minha Vacina.

O segundo assunto mais buscado pela população foi “Auxilio Municipal Renda Mínima”, e o terceiro assunto mais procurado foi o “Prêmio Band Cidades Excelentes”, no qual Indaiatuba foi a primeira colocada do Estado de São Paulo e no Brasil, entre os municípios de 100 mil até 500 mil habitantes.



Fiscalização de Taxas e Posturas

O departamento de Fiscalização de Taxas e Posturas também integra a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, sob o comando da dra. Graziela Milani. Cabe ao departamento fiscalizar comércios e indústrias que estejam trabalhando de forma irregular, sem alvará, principalmente terrenos privados que estejam com mato alto, calçadas que estão irregulares, serviço de ambulantes, entre outros.

Em 2021 foram emitidas 780 notificações pelo setor de Taxas, que fiscaliza as licenças de funcionamento (alvarás) dos estabelecimentos comerciais e industriais, verificando se o mesmo possui ou não a licença para funcionar.

O departamento de Posturas, que cuida da parte da manutenção dos imóveis particulares: limpeza, muro, calçada, entulho, entre outros, emitiu neste ano 10.922 notificações, sendo atendidas 1.195 delas. A partir do momento que não houver o atendimento destas notificações, o departamento de Posturas gera as autuações, que somaram 1.427multas em 2021.

O trabalho de acompanhamento das notificações e autuações para garantir que os citados estejam realmente seguindo a lei, resultou em 4.768 vistorias realizadas só neste ano.

Com a pandemia, a Fiscalização integrou uma ação coletiva de orientação nos comércios da cidade e nos pontos de maior fluxo de pessoas. Além da equipe de Taxas e Posturas, a ação envolveu a Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Guarda Civil, que acompanhou toda a movimentação. Foram emitidas 67 notificações a estabelecimentos comerciais que não estavam em acordo com o Decreto Estadual, principalmente nas fases de flexibilização do Plano São Paulo.



Assessoria de imprensa

Este ano, a equipe de Assessoria de Imprensa da Secretaria publicou nos canais oficiais da Prefeitura e encaminhou aos veículos de imprensa um total de 1.526 releases.

Além do atendimento à imprensa em geral, toda a produção de texto, releases, arte e vídeo que abastecem os canais oficiais de comunicação da Prefeitura são produzidos pela Secretaria.



Imprensa oficial

Em 2021 foram publicadas 2.197 edições da Imprensa Oficial do Município, que estão disponíveis para consulta pública no link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/imprensa-oficial/edicoes/. Este é o meio oficial de publicação e divulgação dos atos oficiais e matérias correlatas de interesse público dos poderes Executivo e Legislativo, das autarquias e fundações municipais.



Indicações e ofícios de vereadores

A relação entre vereadores e poder público é outra função desempenhada pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação. É a equipe da pasta que recebe ofícios, memorandos e indicações para a distribuição entre as secretarias responsáveis pelas demandas apresentadas. Até o dia 10 de dezembro foram recebidos 400 ofícios enviados por vereadores. No mesmo período, a Secretaria também recebeu um total de 2.186 indicações, que foram protocoladas e repassadas aos setores competentes.



Memorandos

Nas funções da pasta ainda está a análise de processos das secretarias que este ano resultou em 1.266 memorandos relacionados a eventos. Até dezembro deste ano, tramitou na Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação um total de 1 mil processos administrativos sobre assuntos pertinentes ao departamento para ciência e manifestação dos fatos.


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