A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeito Nilson Gaspar abre comemorações do aniversário da cidade com Sessão Solene

Deputado Rogério Nogueira e Cônego Álvaro receberam Medalha João Tibiriçá Piratininga
09/12/2021 13:39h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeito Nilson Gaspar abre comemorações do aniversário da cidade com Sessão Solene

O prefeito Nilson Gaspar abriu as comemorações do aniversário de 191 anos de Indaiatuba na manhã desta quinta-feira (09), com a tradicional sessão solene. O evento aconteceu no Centro de Convenções “Aydil Pinesi Bonachella”. O deputado estadual Rogério Nogueira e o cônego Álvaro Augusto Ambiel, representado pelo advogado Carlos Olímpio Pires da Cunha, receberam a Medalha João Tibiriçá Piratininga. O evento também contou com a entrega do título de Funcionário Padrão da Prefeitura, autarquias e fundações.

Durante a solenidade, o prefeito parabenizou Indaiatuba e todos que vivem na cidade e ressaltou que os 191 anos de história de Indaiatuba foram construídos por muitas pessoas, que em sua grande maioria foram cidadões comuns. “Quando os prefeitos da região nos perguntam como Indaiatuba consegue ter uma boa gestão, transparência e contas equilibradas, sempre falo que pessoas de bem nos ajudaram a fazer essa história. O cônego Álvaro, foi uma dessas pessoas e é justa a homenagem que fazemos aqui, hoje. Com a homenagem em vida, a pessoa sabe da importância que ela tem”, discursou. “E por falar em como Indaiatuba consegue estar no patamar elevado que está, impossível não lembrar do Rogério Nogueira, que é um deputado atuante, que teve uma carreira vitoriosa no esporte e, agora, na política, ajudando não apenas a cidade, mas as pessoas que vivem aqui. Essa é uma homenagem justa a pessoas que já fizeram muito e que ainda continuam fazendo muito pela nossa cidade”, completou.

Gaspar também agradeceu aos servidores públicos municipais homenageados com o título de Funcionário Padrão 2021. “Nossa Prefeitura tem 5.200 funcionários e vocês foram eleitos entre eles, porque vocês mostraram que estão aqui para ajudar, para fazer a diferença. Este ano foi um ano vitorioso e estamos fechando com chave de ouro com a ajuda e dedicação de todos vocês. Todos os que passaram ao longo desses 191 anos, cada um fez um pouquinho, porque as coisas não aconteceram agora, elas vêm acontecendo ao longo desses anos todos. Por tudo que Indaiatuba já conquistou, não podemos errar, e precisamos de vocês para fazer Indaiatuba caminhar para frente, para o desenvolvimento e crescimento sustentável. Meu muito obrigado a todos”, concluiu.

O deputado estadual Rogério Nogueira agradeceu a homenagem recebida e lembrou que a mãe, Enides Nogueira Lopes Cruz, também recebeu a mesma homenagem em 2016. “Eu fico muito feliz porque representei Indaiatuba por mais de 20 anos dentro do motocross e acumulei 26 títulos na minha carreira. Quando o Reinaldo (Nogueira), meu irmão, foi eleito prefeito, eu estava encerrando minha carreira no esporte e ele me deu o desafio de iniciar na carreira política para ajudar Indaiatuba no Governo do Estado. Indaiatuba é uma cidade que é até difícil direcionar recursos do Estado, porque já é muito muito premiada, mas falo que, por isso, precisa de um investimento muito maior para manter essa qualidade. Fico feliz que só nos dois últimos anos trouxe 34 milhões de reais em recursos investidos nesse município. Agradeço de coração pela homenagem e a todos os moradores de Indaiatuba pela confiança que depositaram em mim”, declarou.

O segundo homenageado de 2021 com a medalha João Tibiriçá Piratininga, cônego Álvaro Augusto Ambiel, não esteve presente por motivos de saúde, mas foi representado pelo advogado Carlos Olímpio Pires da Cunha. “O cônego Álvaro se sentiu extremamente honrado de receber essa homenagem. Não é por acaso que essa cidade oferece essa qualidade de vida aos seus cidadãos. Ao longo de sua história Indaiatuba tem tido pessoas devotadas pelo seu trabalho e esse é o caso do cônego Álvaro, que no próximo ano comemorará 60 anos de vida sacerdotal. Através do seu sacerdócio foi muito além do seu propósito de evangelização e, com certeza, melhorou muito a qualidade de vida de muitas pessoas”, argumentou. “Quando Indaiatuba lembra e homenageia aquelas pessoas que constroem o seu progresso, que constroem a sua qualidade de vida, Indaiatuba, na verdade, está fazendo o seu trabalho para assegurar que nós tenhamos um futuro com igual qualidade. Que Deus abençoe a todos os indaiatubanos, aqueles que aqui nasceram e que aqui vieram construir seus sonhos”, finalizou.

O presidente da Câmara Municipal, Pepo Lepinsk, aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito pelo que vem fazendo pela cidade. “Parabenizo, também, o deputado estadual Rogério Nogueira que, disparadamente, é o deputado que mais trabalha por Indaiatuba. Parabéns a todos os homenageados, porque são vocês que ajudam Indaiatuba ser o que é, hoje. Que Deus abençoe a cada um e parabéns Indaiatuba”, resumiu.

Entre as autoridade presentes na solenidade, também estavam os vereadores Silene Carvalini, Alexandre Peres, Wilson José dos Santos, o Índio da Doze, e Arthur Spíndola; os superintendentes da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), Geraldo Garcia; do Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba (Seprev), Antonio Carrêa, e do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Pedro Claudio Salla, além de secretários municipais.



Medalha

A medalha João Tibiriçá Piratininga é entregue pela Administração Municipal desde 1984, quando entrou em vigor a Lei nº 2.086. A maior comenda da municipalidade foi criada com o objetivo de homenagear cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao município de Indaiatuba. A indicação é feita pelo chefe do Executivo Municipal e passa pela aprovação do Conselho do Departamento de Preservação e Memória.

Um dos homenageados na data foi o deputado Rogério Nogueira. Nascido em Indaiatuba, ele é um dos três filhos do casal Leonício Lopes Cruz e Enides Nogueira Lopes Cruz. Seu irmão, Reinaldo Nogueira, foi prefeito de Indaiatuba por quatro mandatos. Casado com Sabrina Souza Nogueira, ele é pai de três filhas - Larissa, Izabelle e a caçula Paola.

Antes de ingressar na política, Rogério traçou uma trajetória de sucesso no motocross. Com 14 anos descobriu a paixão pelo esporte e deste então passou a colecionar vitórias na modalidade, levando o nome de Indaiatuba com ele ao topo de pódios de importantes campeonatos, como o Brasileiro de Motocross e de Supercross, Paulista, Sul-americano, Latino-americano e por duas vezes foi campão da Copa das Federações.

Com todo o seu prestígio de esportista vitorioso, conquistou para Indaiatuba o Ceth (Centro Educacional de Trânsito Honda), que oferece aulas teóricas e práticas de pilotagem para todo o país.

Em 2002 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, reelegendo-se em 2006, 2010, 2014 e 2018, cumprindo atualmente seu quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Em seu currículo acumula experiências importantes que, cada vez mais, o credenciam para o relacionamento com o Governo do Estado. Já presidiu a comissão de esporte e turismo e foi vice-presidente da Comissão de Transportes e Comunicações. Foi membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais; da Comissão de Fiscalização e Controle; da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários; da Comissão de Saúde; e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais. Foi líder do democratas em 2017 e 2021, e em março de 2021 foi eleito segundo secretário da Alesp, um dos cargos da Mesa Diretora, para o período de 2021-2023.

O segundo homenageado deste ano com a Medalha João Tibiriçá Piratininga foi o cônego Álvaro Augusto Ambiel, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Helvetia, bairro onde nasceu em 04 de dezembro de 1936. Filho de Constantino Ambiel e Cândida Von Zuben, iniciou os estudos na Escola São Nicolau de Flüe e no ginásio foi para o Seminário Menor de Campinas. Estudou Filosofia e Teologia e fez complementação do curso na Puc-Campinas, em 1973. Cursou, ainda, Teologia Pastoral na Faculdade Santo Anselmo, em Roma.

Foi ordenado no dia 08 de julho de 1962, na Catedral de Campinas. Sua primeira nomeação foi como vigário substituto da Paróquia Santo Antônio, de Itapira em 1963, depois passou pela Paróquia Santo Cura D’Ars, em Campinas, e pela Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba.

Foi, também, professor de Antropologia Teológica nas faculdades de Filosofia e Educação da Puc-Campinas e em 1981 foi nomeado reitor do Seminário da Imaculada de Filosofia e nomeado vigário cooperador da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Campinas.

Antes de voltar para Indaiatuba, em 2015, quando foi nomeado pelo arcebispo metropolitano Dom Airton José dos Santos para o ofício de administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, em Helvetia, cônego Álvaro ainda foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, vigário episcopal da Região Centro, vigário episcopal da Região Episcopal Campinas e cônego do Colendo Cabido Metropolitano de Campinas. Foi pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição, a Catedral Metropolitana de Campinas, tento assumido, também, a direção do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra; foi vigário geral da Arquidiocese de Campinas e nomeado por Dom Bruno Gamberini como membro do Colégio dos Consultores.

Recebeu, em 2003, o título de Cidadão Campineiro, em sessão solene da Câmara Municipal de Campinas.



Funcionário Padrão

O título de Funcionário Padrão de 2021 da Prefeitura foi para a monitora Fátima Maria da Silva, 53, que trabalha na Emeb/Creche “Dona Rosinha Candello”, da Secretaria Municipal da Educação. Casada e mãe de três filhos, Fátima tem 31 anos de carreira, tendo ingressado no serviço público em 1990, como servente. Três anos depois, passou a exercer atividade de pajem e desde 1998 trabalha como monitora. Seus superiores a definem como uma funcionária proativa, que desempenha suas funções de forma exemplar e que sempre está disposta a colaborar com a equipe.

O motorista Eudes Barros Silva, 56, foi o eleito da Fiec para receber o título de Funcionário Padrão este ano. Ele ingressou na Fiec em 2014, após aprovação em concurso público. Casado e pai de três filhos, Silva é considerado um servidor muito dedicado e que tem um excelente relacionamento com os colegas de trabalho, tendo criado um ambiente de amizade e respeito com todos.

A Funcionária Padrão 2021 do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) é a auxiliar de serviços gerais Regina Aparecida Diniz Martins, 50. Há 27 anos residindo em Indaiatuba, prestou concurso público na Prefeitura e no Saae e passou nos dois. Em 2014 entrou na Prefeitura, onde trabalhou por um ano até ser chamada pela autarquia, que era a sua meta. Há sete anos ela trabalha na cozinha do Saae e tem um ótimo relacionamento com todos. Concorreu ao título com outros cinco servidores e recebeu 140 votos dos 261 votos válidos.

O Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba (Seprev) elegeu a técnica de serviços administrativos Camila Moraes de Almeida, 35, como Funcionária Padrão 2021. Graduada em Enfermagem, antes de ingressar na autarquia, Camila trabalhou na Prefeitura de Indaiatuba de 2013 a 2018 como auxiliar de Serviços de Saúde na Farmácia de Alto Custo. No Seprev desde 2018, ela trabalha no departamento de Assistência à Saúde, exercendo suas funções em diversos setores, como atendimento, auditoria médica, cadastro e contas médicas.

Para concorrer ao título de Funcionário Padrão é necessário ser funcionário efetivo com pelo menos três anos de exercício. Na Prefeitura Municipal o número de candidatos ao título em cada secretaria é proporcional ao número de funcionários lotados. Após uma eleição prévia por meio de votação dos funcionários de cada secretaria, os currículos dos selecionados são analisados por uma comissão julgadora, que define o vencedor. As autarquias e fundações realizam seu próprio processo interno de eleição e seleção do vencedor.



Comemorações

As comemorações continuam nesta quinta-feira, com missa presidida pelo arcebispo Dom João Inácio Müller, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, em Ação de Graças pelo aniversário da cidade e pelos 191 anos de criação da Paróquia. Às 20h30, o prefeito Nilson Gaspar inaugura o Espaço Viber, que foi todo revitalizado para receber eventos. A proposta do prefeito foi adequar o espaço para oferecer mais conforto aos expositores e ao público. A Feira da Bondade, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Indaiatuba (Apae), será o primeiro evento a reabrir o espaço.

A agenda de aniversário da cidade também inclui a inauguração do Ponto de Informação Turística (PIT) que funcionará no Espaço Cultural Estação Indaiatuba Museu Ferroviário. A cerimônia que será realizada sexta-feira (10), às 19h, também marcará a reabertura do Museu Ferroviário que abriga a locomotiva a vapor n° 10, fabricada em 1874 e que pertenceu a D. Pedro II.

No domingo (12), às 9h, será a vez da Administração Municipal inaugurar o Parque Pet, o mais completo espaço pet construído pela Prefeitura de Indaiatuba. O espaço mudou a paisagem do início do segundo trecho do Parque Ecológico, na altura do Jardim Esplanada I, com três áreas de passeio para cães de pequeno, médio e grande porte, equipamentos de “agility” usados para diversão e adestramento, e um paisagismo diferenciado. São mais de 20 mil metros quadrados de diversão para toda a família.

Na próxima semana, dia 15, o prefeito inaugura o Núcleo Musical Nabor Pires Camargo, às 19h30. O Núcleo que funcionará no espaço do Casarão Pau Preto será gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura para a educação musical. Com a novidade, a Cultura que já desenvolve um extenso trabalho voltado à música erudita, estenderá as vivências musicais também para o choro, jazz, samba e MPB (Música Popular Brasileira).

A inauguração do novo Centro Cirúrgico do Hospital Dia “Dr. Renato Riggio Jr” será no dia 17, às 15h. O Hospital Dia ganhou mais uma sala cirúrgica, totalizando três salas e ampliou a capacidade de atendimento de 300 para 450 cirurgias mensais. A ampliação foi realizada em parceria com a Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci).
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 1491

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba