Relações Institucionais

 

Notícias

Natal no Teatro traz cinco espetáculos de grupos teatrais locais com entrada franca

  • Publicação: 09/12/2021 13:09h
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1486

Foto

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Para celebrar a magia desta época do ano, a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta cinco espetáculos produzidos por grupos locais, todos com entrada franca. A programação tem início na próxima sexta-feira, dia 10, e segue até o dia 17. No total, serão quatro peças no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano) e uma intervenção artística, que acontece no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) do Jardim São Conrado (confira a programação abaixo).

“Como ainda não podemos voltar às ruas com o Encantos e a Parada de Natal, entramos em contato com os grupos de teatro de Indaiatuba e criamos o projeto Natal no Teatro”, conta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Desta maneira, podemos oferecer atrações culturais à nossa população e a possibilidade de nossos artistas apresentarem seus trabalhos”.

Com exceção da intervenção artística do dia 14 de dezembro, que acontece no CEU do Jardim São Conrado, as demais peças teatrais serão apresentadas no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano). Nestes casos, o espaço será aberto ao público uma hora antes da apresentação e a entrada será por ordem de chegada. A lotação máxima é de 180 pessoas e todos os espetáculos têm classificação livre. Mais informações pelo telefone (19) 3875-6144 ou em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/.

Driana e o Nascimento de Jesus

A programação tem início dia 10, com Driana e o Nascimento de Jesus, do Grupo de Teatro Fântaso. O espetáculo com a história de Zefa, Toin e Antoin, três irmãos que vivem no interior. Diante das dificuldades, o que eles mais querem é manter a tradição da família e ter galinhada no Natal. Mas surge uma dificuldade: Toin, o irmão mais novo, se apegou à Driana, a galinha, e quer protegê-la a todo custo.

Para tanto, lança o desafio: contar sobre o nascimento de Jesus e entender qual o significado do Natal. Os três então se dividem na tarefa. E no fim, será Driana na mão ou na panela de pressão? O texto é de Tiago Marcon, baseado no poema de Euriano Sales, com iluminação de Márcio Guimarães e Bruno Brito, cenário de Márcio Guimarães e Tiago Marcon, sonoplastia de Bruno Brito e maquiagem e figurino de Márcio Guimarães.

No elenco, estão Cristina Simionato (Zefa), Afonso Torres (Toin) e Tiago Marcon (Antoin). A direção é de Márcio Guimarães.

Palhaça Edufina e o Especial de Natal

Acompanhada da GMP Bass Band, a palhaça Edufina convida o público a cantar, dançar e se divertir com temas típicos de Natal compondo o repertório, além de street jazz, samba e pop nacional e internacional. O que não irá faltar nesta animada viagem musical é muita palhaçada com a Edufina.

Dezembro: Um Cordel Natalino

O espetáculo reúne dança, música, teatro, poesia popular e o bom humor para contar o nascimento do Menino Jesus. Adaptado para o formato de cordel, o Auto de Natal é apresentado com rimas, repente e regionalismo nordestino, resgatando as raízes da tradição de cultura oral do Nordeste, com abordagem atualizada.

Com produção do Grupo Anankê, o espetáculo tem direção artística de Marli Lopes e Chicó Ferreira, que também assina o figurino. No elenco, estão Chicó Ferreira, Marli Lopes, Gisele Campos, Flávio Cardoso, Gabriel Kitzman, André Almeida e Leonardo Kayan.

Chapeuzinho Vermelho em Clima de Natal

O espetáculo tem início quando a mãe de Chapeuzinho faz deliciosos panetones trufados que devem ser levados para a casa da Vovó, em preparação para o Natal. É quando ela cruza o caminho do Lobo Mau, que fugiu do zoológico e não sabe o caminho de volta. E o pior: ele não tem onde passar o Natal.

Surge então o guarda ambiental, com uma tarefa: capturar o lobo antes que ele ataque alguém, já que está fora de seu habitat. Mas antes que seja capturado, o público acompanhará o lobo em uma grande aventura, com momentos que vão da surpresa à reflexão, até o final feliz. O espetáculo tem direção de Fabiana Pantarotto e adaptação de Ronaldo Britto. O elenco conta com Talita Marcondes (Chapeuzinho), Fabio Giangratti (Lobo), Pamela Pércio (Vovó) e Vitor Rossetti (guarda ambiental).

Então é Natal, Bora de Cordel?

Adaptação do texto O Nascimento de Jesus, um Cordel sobre o Natal, de Euriano Sales, o espetáculo tem influência da cultura nordestina e dos contadores populares. A trama é desenvolvida entre cantigas e prosas, envolvendo a plateia de todas as idades.

No palco, três artistas, de forma lúdica, contam os fatos sobre o nascimento de Jesus, trazendo ao público uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal. Com produção do Grupo de Teatro Estrada, o espetáculo tem adaptação e direção de Paloma Dourado, e som e iluminação de André Lupércio. No elenco, estão Nando Almeida, Bruna Frari e Douglas Lyra.

Esquema vacinal

Seguindo orientação da Resolução 166, de 4 de novembro de 2021, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para regulamentação de eventos no território estadual, tais como atividades culturais, esportivas e de lazer, deverão ser observados: exigência de comprovação de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), ou pelo menos uma dose da vacina com apresentação de resultado negativo de teste para Covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes da realização do evento.

Menores de 12 anos devem respeitar a obrigatoriedade do uso de máscara e demais protocolos de prevenção à Covid-19, determinação válida para todo o público. Equipes da Secretaria Municipal de Cultura estarão a postos na entrada do evento para conferência dos dados.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 10 de dezembro, às 20 horas

Grupo de Teatro Fântaso

Driana e o Nascimento de Jesus

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Endereço: Av. Eng. Fabio Roberto Barnabé, 5.924 – Jd. Morada do Sol

Terça-feira, 14 de dezembro, às 19 horas

Palhaça Edufina e o Show Especial de Natal

Local: Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU)

Endereço: Rua Jordalino Pietrobom, 1.300 – Jd. São Conrado

Quarta-feira, 15 de dezembro, às 20 horas

Grupo Anankê

Dezembro: Um Cordel Natalino

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Quinta-feira, 16 de dezembro, às 20 horas

Grupo Arte em Produção

Chapeuzinho Vermelho em Clima de Natal

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Sexta-feira, 17 de dezembro, às 20 horas

Grupo de Teatro Estrada

Então é Natal, Bora de Cordel?

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba