Indaiatuba reforça limpeza urbana com varredeira mecanizada e triciclos

Proposta é agilizar e garantir maior eficiência na realização do serviço
08/12/2021 17:03h

Foto: divulgação
Indaiatuba reforça limpeza urbana com varredeira mecanizada e triciclos

A Prefeitura de Indaiatuba implantou dois novos reforços para o serviço de limpeza urbana, em parceria com a Corpus Saneamento, que tem a concessão do serviço no município. Em novembro entrou em operação a varredeira mecanizada, que faz a remoção dos resíduos das vias públicas por meio de escovas e um aspirador acoplado em um caminhão. Na semana passada, a cidade passou a contar com triciclos de limpeza urbana, que tornam o serviço de zeladoria mais ágil e eficiente.

A varredeira mecanizada funciona no período noturno e foi implantada para atender as principais ruas e avenidas da cidade. O equipamento tem um aspirador de alta performance que suga a sujeira varrida pelas escovas rotativas, situadas no centro e nas laterais da máquina. Isso agiliza e garante mais segurança na realização do serviço de limpeza urbana, que se concentra em locais de grande movimentação, considerados corredores de trânsito que não podem sofrer interrupções durante o dia e que também são considerados de risco à segurança dos garis, justamente por conta do volume de trânsito.

Já os triciclos, entraram em operação na última quinta-feira (02), com a proposta de tornar o serviço de zeladoria de áreas públicas mais ágil e eficiente. Os veículos são utilizados pelos agentes de limpeza no auxílio da coleta de pequenos volumes descartados de forma irregular em áreas públicas de lazer. Os colaboradores ainda são responsáveis por executar a varrição manual e manutenção das papeleiras distribuídas pelos parques e praças de grande circulação da cidade.

Em outubro, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e a Corpus também implantaram o sistema de capina a vapor, que é livre de produtos químicos e herbicidas, o que o torna uma solução ambientalmente correta no controle de ervas daninhas e plantas invasoras que crescem em sarjetas e calçadas. Utilizando os aplicadores específicos para o serviço, o contato do vapor a 140°C realiza uma ação de capina térmica, ou seja, "mata" o mato somente com a elevação de temperatura.

Tanto a capina a vapor como a varrição mecanizada devem atender toda a cidade, otimizando de forma significativa os serviços de limpeza urbana. Os triciclos serão usados nos parques e praças.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno