Indaiatuba é a segunda colocada em Estudo Técnico realizado por pesquisadores da USP, Ufscar e Fatec

Prefeito Nilson Gaspar recebe Certificado de Mérito concedido aos municípios com melhor qualidade de vida
03/12/2021 11:06h

Foto: Divulgação

Indaiatuba voltou a ser destaque esta semana com a segunda colocação no Estudo Técnico sobre o Nível de Desenvolvimento dos 41 maiores municípios do estado de São Paulo. No documento do NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), composto por pesquisadores da USP, Ufscar e Fatec, a cidade apresenta nota global 8,77, com apenas 0,14 ponto de diferença da primeira colocada. O prefeito Nilson Gaspar esteve em São Carlos na quinta-feira (2) para receber o Certificado de Mérito concedido aos municípios com melhor qualidade de vida.

A cidade ainda atingiu classificação ótima e boa em todos os indicadores avaliados, ficando até o quarto lugar em todas as áreas consideradas no estudo. Os destaques ficaram para Educação e Finanças Públicas, com notas 10 e 9,9 respectivamente.

No estudo foi apresentado uma avaliação do nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Estado com mais de 200 mil habitantes. A avaliação foi realizada com base em 28 indicadores dos seguintes setores: Saúde, Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Mobilidade, Economia e Finanças Públicas. Foram considerados a representatividade, transparência, atualidade e confiabilidade dos itens avaliados.

O prefeito Nilson Gaspar ressaltou que estamos no caminho certo e destacou a importância dos dados para auxiliar na melhoria do planejamento. “Fico contente com o resultado e me sinto ainda mais motivado para continuar trabalhando por Indaiatuba. Os dados deste estudo com certeza poderão nos dar diretrizes para o planejamento e indicadores do que pode ser melhorado. Obrigado a toda equipe da Administração Municipal, mais uma vez. Ninguém faz nada sozinho e o trabalho de vocês é essencial para mantermos a qualidade de vida da população”, concluiu Gaspar.

O estudo desenvolvido no NEC faz um comparativo do nível de desenvolvimento dos municípios paulistas de maior porte. “Conhecer a situação real com dados quantitativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico (qualidade de vida) dos municípios constitui uma ferramenta de grande importância para a gestão pública no âmbito municipal, pois permite conhecer o desempenho de cada área e dos parâmetros (indicadores) que a compõem em comparação com outros municípios, bem como acompanhar a evolução do desempenho ao longo do tempo – informações de grande relevância para a alocação racional de recursos (econômicos, gerenciais, etc.) e a avaliação dos resultados das ações empreendidas. Essa comparação também é relevante para os governos estadual e federal na definição e acompanhamento das políticas de desenvolvimento dos municípios”, são alguns dos objetivos apontados pelos professores Antonio “Coca” Ferraz (coordenador) e José Leomar Fernandes Jr., da USP, Fernando Hirose, da Ufscar, e Magaly Romão, da Fatec.

Os pesquisadores ainda destacam como os dados podem auxiliar as gestões municipais. “Alguns benefícios adicionais dessas informações são: proporcionar total transparência da situação e evolução dos municípios à população e às entidades públicas e privadas, estabelecer competição saudável entre os municípios e respaldar as reivindicações racionais dos municípios junto aos governos estadual e federal. De especial relevância é a possibilidade da aplicação de um processo de Benchmarking, com a identificação das razões do sucesso dos municípios melhor ranqueados em cada área e a definição de um elenco de ações positivas para ser implementado pelos demais visando à melhoria do desempenho”.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi