Relações Institucionais

 

Notícias

Procon orienta consumidores sobre cuidados com promoções de Black Friday

  • Publicação: 08/11/2021 16:50h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 1357

Foto

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

Mais uma Black Friday se aproxima e o Procon de Indaiatuba orienta os consumidores a fazerem pesquisas de preços com antecedência para evitar surpresas. A pesquisa prévia tem o objetivo de possibilitar comparações de valores dos produtos ofertados para evitar a chamada “maquiagem de preços”.

A Black Friday, inspirada na tradição americana, acontece na última sexta-feira de novembro no Brasil, este ano será dia 26. A ação consiste em uma grande queima de estoque no comércio em geral e marca o início das compras natalinas.

De acordo com o Procon de Indaiatuba, essas promoções seguem os mesmos procedimentos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Recomendamos que nesta época, o consumidor faça pesquisa semanas antes, tire fotos dos objetos com seus preços reais, guardem os folhetos e tudo que fizerem parte das publicidades. Isso são provas para as comparações de preços dos produtos, evitando assim a famosa maquiagem de preços, que se trata de uma enganação comercial e publicitária”, explica o diretor do Procon local, Ivan Gilio.

Outra orientação é para que o consumidor faça também uma pesquisa entre as empresas que participam e as que não participam do evento, para não cair no golpe dos falsos descontos. Os cuidados devem ser redobrados com as compras on-line, checando se o site é confiável, se os prazos de entrega são suficientes, principalmente no caso de produtos para presentear alguém.

É importante pedir Nota Fiscal sempre. Caso o produto adquirido seja de mostruário, as avarias identificadas devem estar descritas na nota.

O diretor do Procon alerta os consumidores para terem cuidado com as compras por impulso, lembrando que já é fim do ano e janeiro começa com IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. “Seja prudente e evite compras desnecessárias. É bom para sua saúde e para o bolso também”, conclui Gilio.


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba