Nova estação do Projeto Ecobike começa a funcionar nesta quinta-feira (04) no bairro João Pioli

Bicicletas podem ser usadas gratuitamente pela população pelo período de quatro horas
04/11/2021 09:39h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente informa que a estação do Projeto Ecobike construída no bairro João Pioli inicia as atividades nesta quinta-feira (04). A estação que está localizada na avenida Manoel Ruz Peres, esquina com a Avenida dos Artífices, é a quinta do projeto, que faz empréstimos gratuitos de bicicletas para utilização da população. A proposta é incentivar a prática esportiva e o uso da bicicleta como alternativa de transporte.

As outras quatro estações de Ecobike estão no Parque Ecológico, sendo uma em frente à Prefeitura, no Jardim Esplanada II, e outra em frente à sede da Guarda Civil, no Jardim Morada do Sol, além de uma estação na Praça D. Pedro, no Centro, e uma na Praça do Cato, na Cecap.

No mesmo modelo de serviço já utilizado nas outras quatro estações da cidade, para utilizar as bicicletas do Ecobike é necessário fazer o cadastro diretamente nas estações. Os usuários devem ser maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade, mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito à retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado por mais quatro horas, e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.

O Projeto Ecobike disponibiliza gratuitamente bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET, algumas bicicletas comuns, algumas com cadeirinhas acopladas para o transporte de crianças e, outras, duplas.

Atualmente o projeto conta com mais de 15 mil cadastrados e desde a inauguração, em julho de 2012, já foram registrados mais de 90 mil empréstimos.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h - todas as estações. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h – somente as estações da Prefeitura e da Guarda Civil.

O prefeito Nilson Gaspar anunciou recentemente que o bairro Campo Bonito será o próximo a ser beneficiado com uma estação do projeto.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno