Saae conclui implantação da rede da 4ª fase de setorização e substituição de redes de distribuição antigas

Foram substituídos 5.578,88 metros de redes e agora iniciou a fase de implantação dos ramais
28/10/2021 16:07h

Foto: DCS/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), concluiu a implantação da rede da 4ª fase de substituição de redes antigas de distribuição de água tratada por Método Não Destrutivo (MND). Foram substituídos 5.578,88 metros de redes e agora, a equipe de Obras da Autarquia, iniciou a fase de implantação dos ramais, totalizando 602 unidades de ligações prediais. A previsão para o término é no final de 2021.

A setorização e substituição da Rede de Distribuição de Água engloba a área Central e os bairros Cidade Nova I e Vila Georgina. Com a finalização da 4ª fase, serão 27.9 quilômetros de substituição entre os bairros, da Região Central, Cidade Nova I, Vila Georgina, Vila Vitória, Jardim Rossignatti, Vila Almeida, Jardim Pau Preto e Vila Nossa da Candelária.

O Contrato foi assinado, no final do mês de março de 2021, com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com isso a obra chega em sua última e 4ª Fase. Vale ressaltar que as obras são realizadas com verba a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de reembolso ao órgão estadual, no valor R$ 1.360.122,45 e a contrapartida da Autarquia de R$ 1.602.356,21.

As ações são realizadas com intuito de reduzir os índices de perdas de água do município para garantir a regularidade e qualidade na distribuição de água potável, obter um sistema de abastecimento eficiente e identificar os volumes anuais de vazamentos nos sistemas. Isso coloca em prática as soluções e ações constantes do Plano Diretor de Combate ás Perdas de Água em Indaiatuba, que, executadas reduzem as perdas de água na cidade.

A setorização e substituição são necessárias, pois, a área central de Indaiatuba possui uma rede de distribuição de água muito antiga e em fibrocimento (ferro fundido e aço galvanizado). Essas tubulações possuem diâmetros reduzidos e, em alguns trechos, estão quase que totalmente bloqueadas pela existência de incrustações, sendo constante as ocorrências de vazamentos nesses trechos.

A redução do índice de perdas de água no município de Indaiatuba é uma ação prioritária do Plano das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que tem como meta atingir o índice máximo de perdas na rede de distribuição de 25%.
  • Redator(es): DCS