Início das comemorações dos 30 anos do Parque Ecológico tem evento marcado para este sábado próximo à Concha Acústica

Atividades voltadas à saúde serão desenvolvidas pela Secretaria de Saúde e alunos da UniMAX
20/10/2021 15:01h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Lei Municipal nº 2.731 de 6 de setembro de 1991, que institui a criação do Parque Ecológico de Indaiatuba já completou seus 30 anos e a Prefeitura dará início às comemorações neste sábado (23), das 8h às 11h, próximo à Concha Acústica. A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a UniMAX, do Grupo UniEduK realizará atividades voltadas à promoção da saúde para a população, que serão realizadas por alunos supervisionados por professores.

“O Grupo UniEduK, em apoio com a Prefeitura de Indaiatuba, participa dessa iniciativa que beneficiará tanto os alunos por terem a oportunidade de colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula e vivenciar sua futura profissão, como a comunidade, que contará com serviços de qualidade prestados pela Secretaria de Saúde, para prevenção de doenças”, afirma Luciana Mori, diretora da UniMAX.

Diversos cursos da instituição de ensino UniMAX em parceria com a Secretaria de Saúde estarão com tendas de atendimentos, como exemplo, o curso de Enfermagem que irá reforçar a importância do autocuidado e autoexame das mamas, que identifica rapidamente as alterações que possam indicar a presença de um tumor nas mulheres, além de enfatizar a importância do exame de rastreio do vírus HPV.

Já os alunos de Nutrição entregarão folhetos e farão abordagens com o tema: “10 Passos para uma Alimentação Saudável – Guia Alimentar para a População Brasileira”

O curso de Fisioterapia fará uma atividade coletiva que envolve exercícios e alongamentos. Após a etapa inicial, uma roda de conversa será feita para tratar sobre o Câncer de Mama e as maneiras de prevenção, estimulando sempre as práticas corporais e exercícios físicos, favorecendo o bem-estar. O curso de Farmácia trabalhará com o tema Farmácia Natural, orientando, demonstrando e entregando diversos brindes de cosméticos fitoterápicos.

Os alunos de Biomedicina, com a supervisão dos professores da UniMAX, do Grupo UniEduK, farão explicações sobre a importância das mulheres fazerem os exames laboratoriais de rotina, demonstrando com microscopia o câncer de colo de útero, câncer de pele e câncer de mama. O curso também prestará orientações para mulheres grávidas sobre a importância das vacinas também serão feitas pelos alunos de biomedicina.

O curso de Psicologia convidará o público a refletir sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional. O curso de Educação Física fará aulas de ritmos e testes de força muscular, sempre demonstrando os benefícios das atividades físicas para a sociedade.

O curso de Medicina seguirá apoiando a campanha de vacinação contra o HPV, tendo os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde acompanhando-os de perto. As equipes da Saúde também estarão realizando uma testagem rápida para identificar a sífilis/sífilis congênita no público que estiver disposto.

No mês do Outubro PET, o curso de Medicina Veterinária fará a conscientização dos cuidados com os animais e a prevenção do câncer de mama.

Todos os cursos e os membros da Secretaria de Saúde estarão separados e identificados em tendas próximos à concha acústica do Parque Ecológico, das 8h às 11h, no dia 23 de outubro.

PARQUE ECOLÓGICO COMEMORA 30 ANOS

O Parque Ecológico foi desenvolvido e projetado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake no início dos anos 90, sete anos depois o ex-prefeito Reinaldo Nogueira (1997-2004 / 2009-2016) deu continuidade e ampliou o projeto desenvolvendo-o quase por completo. Na gestão do atual prefeito, Nilson Gaspar (MDB), que fez parte inclusive de todo esse projeto de urbanização enquanto engenheiro agrônomo e secretário de Urbanismo, o parque foi concluído em 2019 com a criação do Parque Ecológico do Jardim Paulistano.

• Redator(es): Gabriel Beccari