Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeito dá posse a nova diretoria do Conselho Municipal de Preservação

  • Publicação: 15/10/2021 13:16h
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1251

Foto

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Criado com o objetivo de formular diretrizes e estratégias necessárias para garantir a proteção, divulgação e valorização dos bens de valor cultural do município, foi empossado na última quarta-feira (13), no gabinete do prefeito Nilson Gaspar, o novo Conselho Municipal de Preservação, órgão consultivo vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, por meio de Departamento de Preservação e Memória.

“O Conselho Municipal de Preservação, com o apoio do Departamento de Preservação e Memória, tem a missão de proteger a nossa história, debatendo a possibilidade de tombamento de bens móveis e imóveis de valor cultural da nossa cidade”, destaca o prefeito Nilson Gaspar.

Gaspar elogiou a composição do Conselho Municipal de Preservação. “Temos aqui vários engenheiros e pessoas ligadas às questões jurídicas, que irão nos ajudar bastante, para tomarmos sempre a melhor decisão”, analisa. “Indaiatuba evolui a cada dia, mas não podemos perder nossa história. Analisando a composição do Conselho, vejo que temos pessoas com conhecimento e capacidade”.

O prefeito destaca que o grande desafio é olhar para o futuro, mas sem esquecer as conquistas do passado. “Indaiatuba melhorou muito, cresceu bastante, mas não podemos esquecer as nossas raízes. Por isso, contamos com o apoio do Departamento de Preservação e Memória e do Conselho Municipal de Preservação”.

Composição

Ao Conselho Municipal de Preservação, órgão consultivo vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, competirá formular as diretrizes e estratégias necessárias para garantir a proteção, divulgação e valorização dos bens de valor cultural do município, ou seja, aqueles que se distinguem dos demais pelas suas características histórica, artística, estética, arquitetônica, urbanística, documentária, bibliográfica, museográfica, ecológica, paisagística, arqueológica, ambiental ou referencial.

Como representantes do Poder Público, integram o Conselho: Juliano Rufini (titular) e José Eduardo Rodrigues (suplente) pela Secretaria de Cultura; Victor Hugo Castilho (titular) e Claudio Leal Diogo (suplente) pela Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia; Mary Teruko Imanishi Hono (titular) e Juliana Martins dos Santos (suplente) pela Secretaria dos Negócios Jurídicos; Osni Wulf (titular) e Renato Cosmo Lopo (suplente) pela Secretaria de Habitação; e Lincoln Franco (titular) e Graziela Milani (suplente) pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação.

Como representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Indaiatuba (AEAI) foram empossados Alexandre Moraes Romão (titular) e Igor Ramon Ferraz de Oliveira (suplente), presidente e diretor da entidade, respectivamente.

Eduardo Constantino Gomes (titular) e Rafael Martoni Barnabé (suplente) integram o Conselho Municipal de Preservação como profissionais de ensino superior com notório saber nas áreas de história, arquitetura, engenharia, urbanismo, preservação de patrimônio e outras áreas relacionadas.

Entre os representantes indicados pelo prefeito estão o engenheiro Sandro Lopes Coral, Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha, secretário municipal de Governo, e Marco Antonio Secco, professor da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec).

Após a posse, os integrantes do Conselho Municipal de Preservação elegeram, por unanimidade, Osni Wulf como presidente, Victor Hugo Castilho como vice-presidente, e Juliano Rufini como secretário. O exercício da função de conselheiro não será remunerado, sendo considerada como de relevantes serviços prestados à população.

Os nomeados integram o Conselho para o biênio outubro de 2021 a outubro de 2023. A primeira reunião acontece na próxima quarta-feira (20), na Casa da Memória ‘José Luiz Sigrist’.


Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba